Chuva causa prejuízos aos sojicultores do Mato Grosso do Sul
CI
Agronegócio

Chuva causa prejuízos aos sojicultores do Mato Grosso do Sul

Por: -Admin

As chuvas do início de abril, intensas principalmente no nordeste do Mato Grosso do Sul, estão prejudicando a maior safra prevista para a região em todos os tempos.

Incluindo-se Chapadão do Céu, no Estado de Goiás, a região dos chapadões no Centro-Oeste brasileiro tem a previsão de colher 540 mil toneladas de soja, em 180 mil hectares plantados. Mas o excesso de chuva traz séria preocupação. Na região choveu 200 milímetros somente nos 10 primeiros dias do mês, no pico da colheita.

A situação é mais grave na região de Baús (Costa Rica) e em Chapadão do Céu (GO), onde a maioria dos agricultores optou por soja precoce. Nessas lavouras, a colheita deveria ter sido feita em 85% da área, mas não passa de 60%.

Em Chapadão do Sul, a situação é um pouco mais tranquila. Apesar da elevada umidade, os grãos ardidos ainda estão, na média, abaixo do índice tolerável de 8% na maioria das lavouras. Há casos esporádicos de grãos ardidos de até 30%. Numa fazenda houve praticamente perda total de 400 ha. O problema é mais grave nas fazendas onde a lavoura foi dessecada para apressar a colheita, prática não muito utilizada em Chapadão do Sul.

O custo do beneficiamento dos grãos passa a ser maior por causa da umidade. Em algumas unidades, onde no ano passado foi bastante reduzido o consumo de lenha, neste ano houve aumento de 400% de consumo nos secadores. Algumas empresas estão com dificuldade para suprir seus estoques de lenha. Costumeiramente, as chuvas param nessa época do ano na região, o que facilita a colheita da soja. Os prejuízos ainda não foram oficialmente avaliados. Tudo depende do comportamento das chuvas nos próximos dias.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.