CI

Chuva de outubro ainda é insuficiente para lavouras de soja, diz Embrapa

Plantio da soja começou no dia 15 de setembro, mas choveu pouco para planta se desenvolver


Apesar dos quase 10 milímetros de ontem (5), a chuva que caiu na região de Dourados nos primeiros dias de outubro ainda é insuficiente para deixar a umidade do solo em condição ideal para as lavouras de soja. O plantio começou no dia 15 de setembro.

De acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, a maioria das lavouras cultivadas está na fase de emergência, quando a planta começa a brotar.

“Nesse estágio, a cultura não tem grandes exigências de água, como ocorre na reprodutiva, mas a umidade é necessária para promover um bom estabelecimento por meio da germinação completa das sementes cultivadas”, afirmou o pesquisador Carlos Ricardo Fietz.

Na segunda-feira (3), choveu 6 mm em Dourados, 3 mm em Rio Brilhante, 16mm em Ponta Porã e 30 mm em Sete Quedas, segundo a Embrapa.

Nesta quarta, Dourados teve 10 mm de chuva, suficiente, segundo Ricardo Fietz, para melhorar a condição para lavouras de soja. Entretanto, segundo ele, o solo na região de Dourados ainda precisa de mais 35 mm para chegar à condição ideal.

Setembro foi seco – O pesquisador informou setembro, tradicionalmente um mês relativamente chuvoso, com média histórica de 102 mm, neste ano foi muito seco. A precipitação foi de apenas 18 milímetros e apesar de agosto ter sido chuvoso, a umidade do solo declinou muito.

Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais) mostram que a chuva deve retornar apenas no início da semana que vem, durante o feriadão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.