CI

Chuva desacelera plantio de milho na Argentina; soja começa logo

Tempestades do início da semana devem dar lugar a quatro ou cinco dias de sol


BUENOS AIRES (Reuters) - As chuvas que desaceleraram a semeadura de milho na Argentina devem dar lugar ao sol no meio da semana, também definindo o cenário favorável para o plantio da safra de soja do país, disseram especialistas em clima no país que é um importante exportador de grãos, nesta segunda-feira (15).

Países consumidores esperam que o país da América do Sul entre no mercado com amplas ofertas de milho, soja e trigo para ajudar a aliviar os preços este ano, elevados pelo clima seco em países produtores, incluindo Estados Unidos, Rússia e Austrália.

"A chuva esta semana vai estar concentrada na segunda e na terça-feira, desacelerando o plantio de milho na província de Buenos Aires, Entre Rios e parte de Santa Fe", disse Jose Luis Aiello, diretor da consultoria Applied Climatology.

As tempestades do início da semana devem dar lugar a quatro ou cinco dias de sol, ajudando produtores a secarem os campos e a definirem o estágio para o plantio de soja nos próximos dias, acrescentou Aiello.

Os baixos estoques globais elevaram os preços da soja em Chicago em 25 por cento este ano, com o milho subindo 15 por cento e o trigo 30 por cento. Os fundos de investimento globais estão cada vez mais interessados no setor, à medida que cresce a demanda global por alimentos.

Tomas Parenti, agrônomo da bolsa de Rosário, disse que os atrasos vistos em 2012/13 na semeadura do milho são temporários e que é muito cedo para se preocupar com o excesso de umidade afetando o plantio da soja.

"O efeito de toda essa água tem sido positivo até agora. Melhor muita chuva do que chuva insuficiente. Claro que é difícil dizer isso a um produtor cujos campos estão inundados", acrescentou Parenti.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.