CI

Chuva e seca intensas afetam produtores rurais e RJ pode ser a solução

Segundo o especialista , a recuperação judicial pode ser solução para produtores atingidos pelas intempéries do tempo.


Foto: Pixabay

Diversas regiões do país estão sendo afetadas pela falta ou excesso de chuva em várias regiões, o que vem causando muitos transtornos para os negócios rurais, impedindo o produtor de ter sua produção com a margem de lucro que havia previsto na hora da plantação. Como consequência, o produtor que tem dívidas atrasadas, não vai conseguir pagar as suas dívidas e, em seguida, não vai conseguir refinanciar sua produção. Diante deste cenário, uma alternativa para resolver o problema é a recuperação judicial. Os produtores que vem arrastando dívidas ao longo do tempo e agora podem ter os seus bens e suas garantias executivas, como fazendas e imóveis, podem utilizar a proteção da recuperação judicial nesse momento de fraqueza.

Segundo Douglas Duek, CEO da Quist Investimentos, empresa que há mais de 10 anos trabalha com recuperação judicial e agronegócio, disse que desde o final de 2021, aproximadamente nos últimos 15 dias, vem tendo um grande aumento de solicitação de produtores rurais pedindo um diagnóstico para este tipo de recuperação judicial e o especialista vem buscando entender qual o caso de cada um. Ele afirma que, na maioria dos casos, quando existe um potencial de produção na próxima safra e o medo de perder os bens que serão executados, após um diagnóstico no RJ, ele percebe que essa pode ser uma solução muito viável. “A Quist Investimentos é uma das maiores reestruturadas do agronegócio no Brasil e, diversas vezes, isto foi feito dentro do ambiente da RJ. Lembro ainda que a recuperação deve ser feita por uma equipe de especialistas principalmente no agronegócio porque o timing do negócio é totalmente diferenciado".

O especialista destaca que é interessante que o produtor tenha consciência de que, assim como ele vem pagando lucro e juros por muitos anos, no momento de dificuldade criado, não por ele ou sua credibilidade, mas sim pela intempérie do mercado é necessário entrar com uma medida forte equivalente. “Como a crise ficou grande, por conta da intempérie do tempo, é importante tomar algumas atitudes que podem salvar seu negócio, com uma força potente como a da seca intensa que faz faltar os nutrientes para a plantação. Concluo que uma reestruturação bem feita pode ser a salvação neste momento”, disse Douglas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.