CI

Chuva eleva perda na agricultura no RS

A continuidade do mau tempo deve elevar gastos com fungicidas


A chuva, o vento e o granizo registrados no final de semana aumentaram as perdas na agricultura. No distrito de Mato Perso, em Flores da Cunha, 30 produtores tiveram pomares atingidos. Conforme o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Olir Schiavenin, os parreirais são os mais afetados com perdas chegando a 50%. Pessegueiros e ameixeiras também tiveram prejuízos.

Na lavoura de trigo, o gerente da Emater, Cláudio Doro, prevê queda de 10% a 15% na produtividade em Passo Fundo. Ontem, conta ele, os técnicos saíram a campo para avaliar as perdas. "Neste mês, já choveu 91% mais do que a média. A situação agravou-se nos últimos 15 dias com maior risco de doenças fúngicas", salientou. A continuidade do mau tempo deve elevar gastos com fungicidas. No fumo, o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry, completa que, só no final de semana, 500 lavouras tiveram prejuízos com o granizo em Santa Cruz do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.