Chuva fora de época no Mato Grosso pode estabilizar valor da arroba
CI
Agronegócio

Chuva fora de época no Mato Grosso pode estabilizar valor da arroba

Período foi positivo para as pastagens no Estado
Por:
As chuvas que caíram este mês, algo considerado inédito, animaram alguns pecuaristas mato-grossenses. Segundo eles, as precipitações fora de época podem estabilizar o preço da arroba do boi em Mato Grosso. Para o Superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, o período foi positivo para as pastagens no Estado, porém não resolveu o problema apenas amenizou. Segundo o boletim de bovinocultura elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e divulgado segunda-feira (28), os criadores que foram favorecidos estão colocando certa resistência para dispor de seu rebanho.


Conforme o Imea, as chuvas podem possibilitar um aumento na autonomia dos produtores “na venda dos animais, ‘segurando-os’ no pasto por um período maior.

Na opinião do produtor Jorge Valêncio, a chuva vai possibilitar que o seu rebanho permaneça nos pastos mais alguns dias. “Vou segurar os bois no pasto por mais tempo e vendê-los daqui a alguns dias, pois vão estar um pouco mais pesados”, explica. Segundo Luciano Vacari, os pecuaristas devem tomar cuidado para não errar na “mão”. “Pode ser que eles prejudiquem ainda mais as pastagens com essa decisão”, explica. De acordo com Vacari, o que irá viabilizar um aumento nos valores do boi é o aquecimento do mercado interno e a retomada das exportações bovinas pela Rússia. “No demais, outros métodos podem ajudar a amenizar”, conclui.


Conforme o Imea, do começo do mês de maio até o início de junho do ano anterior o boi gordo havia acumulado queda de 6,0%, enquanto isso, do início de maio deste ano até a última sexta-feira (25) a arroba registrou queda de 1,9%. Na última semana a cotação média do boi gordo era de R$ 82,86. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink