CI

Chuva forte em seis Estados, alerta Defesa Civil

Ainda entre hoje e amanhã, a presença da frente fria no oceano, na altura do litoral da Região Sudeste mantém as condições de pancadas de chuva no norte do RJ, no ES, no sul da BA e no centro-leste, nordeste e Zona da Mata Mineira


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Amazonas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais.

Nesta quarta e quinta-feira (17 e 18), áreas de instabilidade tropicais mantêm as condições de pancadas de chuva em áreas isoladas de Roraima e do Amazonas. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Ainda entre hoje e amanhã (17 e 18), a presença da frente fria no oceano, na altura do litoral da Região Sudeste mantém as condições de pancadas de chuva no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no sul da Bahia e no centro-leste, nordeste e Zona da Mata Mineira. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de chuva forte, acompanhada de descargas elétricas. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, há risco de rajadas de vento de 50 a 60 km/h. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado no Estado de Minas Gerais.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para RR, AM e BA são baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.