CI

Chuva incessante no RS e PR compromete safra de trigo 2015/16

A análise é da Consultoria Trigo & Farinhas


“O quadro continua o mesmo pela quarta semana consecutiva: fortes chuvas ocorrem no momento errado nos dois principais estados produtores de trigo do Brasil, Rio Grande do Sul e Paraná, onde as colheitas avançam lentamente devido às chuvas, o que pode significar sérios danos à cultura, já admitidos pelos respectivos órgãos oficiais”. A análise é da Consultoria Trigo & Farinhas.

O boletim aponta que “a Secretaria de Agricultura do Paraná divulgou relatório semanal informando que a colheita atingiu 90% nesta semana, mas a qualidade do trigo que resta não é boa. Fontes do centro-sul do estado também nos revelaram que o trigo que está sendo colhido não é bom, devendo se destinar à exportação para consumo animal”.

“No Rio Grande do Sul o relatório da Emater-RS também admite que o padrão das lavouras é ruim e o clima atual continua extremamente desfavorável à cultura. As geadas e o excesso de chuvas prejudicaram a cultura, propiciando boas condições para a instalação de doenças fúngicas (septoria e giberela). Nossa estimativa para o estado continua em 1,64 milhão de toneladas, contra a expectativa inicial de 2,9 milhões”, afirma o relatório assinado pelo analista senior Luiz Carlos Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.