CI

Chuva intensa e potencial de tempo severo

Acumulados podem superar os 90 mm no Sul


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A segunda-feira (25/04) terá a forte presença de uma frente fria na Região Sul. E este sistema de chuvas será reforçado por um grande quantidade de ar quente e úmido da região amazônica que chega através da corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis. 

Há potencial para acumulados expressivos em curtos períodos de tempo e os índices que medem o potencial para granizo, também indicam valores significativos. Dando indícios de tempo adverso na região. 

Por outro lado, a parcela central do Brasil terá mais um dia de tempo firme e quente. E esta condição leva a perda de água do solo e das plantas para o ambiente, agravando o estresse hídrico nas culturas. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte
A tendência das projeções apontam para uma maior irregularidade das chuvas sobre a região. Mesmo assim, existe o potencial para chuvas entre RO, leste do AM, PA e norte do TO, mas com a ressalva da irregularidade. Contudo, no sul do PA, Baixo Amazonas e sul do TO, a condição predominante é de tempo firme. As chuvas podem  ser fortes no AC, oeste do AM, RR e norte do AP.

Região Nordeste
O tempo seco predomina no interior da região ao mesmo tempo que as chuvas ocorrem nas fronteiras. Parte deste comportamento é explicado pelos ventos e pelos corredores de umidade que atuam na região. No leste do nordeste, a umidade do oceano favorece as chuvas em praticamente todo o leste da BA até PE. Já na faixa norte, o corredor de umidade conhecido como ZCIT mantém as instabilidades entre o norte do RN até o MA, com potencial de chuva forte na grande região de Sertão de Quixeramobim e na Baixada Maranhense.

Região Centro-Oeste
O tempo seco se intensifica na região e quem provoca isso é a presença de uma área de alta pressão nas camadas mais altas da atmosfera (entre 5 e 10 km de altitude). E com a menor presença de nuvens, o Sol vem forte e dá condições para temperaturas superiores aos 35°C no oeste do MS e sudoeste do MT. Todavia, em praticamente todas as áreas o período da tarde terá marcas acima dos 30°C, a exceção vale apenas para o sul do GO. Em relação à chuvas, algumas instabilidades podem surgir no extremo norte do MT, com as projeções indicando volumes inferiores aos 5 mm e de maneira mal distribuída.

Região Sudeste
A presença de uma área de alta pressão sobre parte da região, impede a formação das nuvens carregadas. Entretanto, as instabilidades remanescentes da última frente fria, mantém o tempo mais encoberto sobre o nordeste de MG e ES. As chuvas serão fracas, mas podem se aproximar dos 10 mm em Teófilo Otoni e Linhares. Mas, na metade oeste da região, com a forte presença do Sol, os termômetros poderão se aproximar dos 35°C no período da tarde. E isso, aliado com o tempo mais seco, intensifica a perda de água do solo e das plantas.

Região Sul
O avanço de uma frente fria pela região eleva o potencial para tempo severo no extremo sul. Além dessa frente fria, a corrente de ventos conhecida como Jatos de Baixos Níveis atua de forma significativa nesta segunda-feira. Deste modo, as instabilidades serão reforçadas com o ar quente e úmido proveniente da região amazônica, contribuindo para nuvens muito carregadas. Essas chuvas poderão ser intensas na grande região entre Uruguaiana e Bagé. Onde os acumulados superam os 90 mm na média das projeções. Contudo, sobre o norte do RS, SC e PR, o predomínio será de tempo seco. Porém, os ventos oceânicos podem causar algumas chuvas fracas e passageiras no nordeste de SC e leste do PR. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.