Chuva pode afetar a colheita do milho
CI
Colheita

Chuva pode afetar a colheita do milho

Após dias com temperaturas baixas em todo o centro-sul, a semana inicia-se com tempo aberto e seco em grande parte do país
Por:

Após dias com temperaturas baixas em todo o centro-sul, a semana inicia-se com tempo aberto e seco em grande parte do país. As temperaturas se elevam gradativamente ao longo da semana . São esperadas chuva apenas no extremo norte das regiões Norte, Nordeste, incluindo o litoral. Não há previsões de que ocorra chuva sobre as regiões produtoras do Mato Grosso, Goiás, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e cerrado mineiro, podendo ocorrer apenas eventuais pancadas isoladas e de baixa intensidade.

Com essas condições produtores poderão realizar os trabalhos no campo, colheita e plantio sem maiores problemas. Ressalta-se que produtores do Mato Grosso devem ficar atentos aos períodos de temperaturas um pouco mais elevadas, para aplicações de desfolhantes no algodão , uma vez que, ao longo das próximas semanas deverão ocorrer novos picos de temperaturas baixas.

Já para a Região Sudeste ainda poderão ocorrer, entre segunda (18) e terça-feira (19), chuva pontual e de fraca intensidade nas áreas produtoras situadas entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e no Espírito Santo. A chuva não irá atrapalhar o andamento dos trabalhos no campo , incluindo a colheita, já que devem ser de curta duração e baixa intensidade.

No Sul do Brasil, apesar das temperaturas baixas registradas nos últimos dias, não houve relatos de danos às lavouras provocadas por geadas . Ao longo dos próximos dias, o tempo deve permanecer aberto e sem previsão de chuva. No entanto, o avanço de uma nova frente fria pela região entre quarta (20) e quinta-feira (21) deixa o tempo instável e com possibilidade para pancadas de chuva na faixa sul do Rio Grande do Sul.

Tendência nas áreas produtoras

A partir do próximo final de semana, a frente fria deve avançar pelo estado levando chuva também às regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. Poderão ocorrer algumas chuvas também em São Paulo e sul de Minas Gerais no início da próxima semana. De maneira geral, a chuva tem auxiliado na elevação dos níveis de umidade do solo favorecendo o desenvolvimento inicial das lavouras de inverno na região.

Com o tempo mais aberto previsto para os próximos dias, produtores poderão realizar os tratos culturais sem maiores problemas. Ressalta-se, no entanto, que a chuva prevista para o Paraná e Mato Grosso do Sul no final da semana poderão atrapalhar o avanço da colheita do milho , que já está sendo iniciada em algumas regiões. Após a passagem dessa frente fria, uma nova massa de ar polar avança sobre o centro-sul provocando, novamente, o declínio das temperaturas. Ao longo dos próximos dias não há riscos para ocorrência de geadas nas áreas de lavouras.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink