CI

Chuva pode inviabilizar colheita do trigo

Ainda existem algumas microrregiões que apresentam níveis muito baixos de umidade do solo


As chuvas que vem ocorrendo em todo faixa central e norte do Brasil, estão possibilitando uma recuperação dos níveis de umidade do solo, garantindo assim, melhores condições ao plantio e desenvolvimento das lavouras de soja em todas as áreas produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. Entretanto, todas essas chuvas registradas nas últimas 2 semanas, ainda não caíram de forma generalizada e sim, pancadas irregulares. Ainda existem algumas microrregiões que apresentam níveis muito baixos de umidade do solo.
 
Para a cana de açúcar e café, as condições melhoram muito nos últimos dias. No entanto, algumas áreas cafeeiras do cerrado mineiro, ainda não receberam volumes suficientes para possibilitar um bom acumulo de água para que a planta encontre plenas condições de desenvolvimento o que pode ocasionar perdas no potencial produtivo de algumas lavouras.
 
No Sul, os produtores de arroz continuam avançando a passos lentos com o plantio, o que preocupa ainda mais a produção do grão para a safra 2017/18. Por outro lado, produtores de soja avançam com o plantio, uma vez que os níveis de umidade do solo estão elevados e propícios ao plantio e desenvolvimento das lavouras. As lavouras de milho estão em fase adiantada de desenvolvimento.

Nesta semana são esperadas mais pancadas de chuva sobre grande parte da Região centro-norte do Brasil. A tendência é que ocorram chuvas mais generalizadas sobre todas as regiões produtoras do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará.Ou seja, as chuvas, mesmo que algumas delas irregulares permitirão tanto uma elevação dos níveis de umidade do solo, quanto a sua manutenção beneficiando o avanço rápido do plantio da soja, bem como condições ideais ao desenvolvimento das lavouras.
 
Como há previsão de chuva também sobre as áreas de cana de açúcar e café, as condições voltarão a ficar favoráveis ao desenvolvimento das culturas, ao longo da semana.
 
Nesta quinta-feira (09), uma nova frente fria estará avançando pelo Rio Grande do Sul onde irá provocar chuvas generalizadas sobre grande parte do Estado. Essas chuvas irão mais uma vez inviabilizar completamente a colheita do trigo, mas como não há previsões de chuvas para a metade sul do estado, os produtores de arroz conseguirão avançar com o plantio e até mesmo finaliza-lo ao longo dos próximos 15 dias.
 
A previsão é que a frente fria avance para Santa Catarina e Paraná durante a sexta-feira (10) e o sábado (11), mantendo os solos com bons níveis de umidade. Este sistema também provoca chuva no próximo final de semana sobre a região Sudeste, organizando novas linhas de instabilidade no Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia o que manterá as condições favoráveis a continuidade do plantio da soja, bem como o desenvolvimento das lavouras de soja já semeadas, de café, cana de açúcar e pastagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.