CI

Chuva recupera os campos do Sul

Com o retorno da umidade do solo, Rossi destaca que também se intensifica a adoção de pastagens na região


Apesar dos prejuízos acarretados pela longa estiagem durante todo o verão, o campo nativo deverá estar recuperado para o inverno na região de São Borja. O zootecnista Eduardo Rossi, da Emater, diz que os quase 300 milímetros de chuva registrados a partir do final de março serão suficientes para a recuperação das pastagens castigadas pela seca. O técnico calcula que entre 60% e 70% do peso perdido pelo rebanho bovino foi recuperado e, considerando as temperaturas ainda altas e as chuvas freqüentes das últimas semanas, a tendência é que a criação de animais da região chegue ao inverno em bom nível.

Com o retorno da umidade do solo, Rossi destaca que também se intensifica a adoção de pastagens na região, principalmente de aveia e azevém. O técnico da Emater considera essa área significativa, mesmo dizendo que o ideal seria que fossem atingidos em torno de 20 mil hectares - ou 10% do rebanho bovino criado no município. Muitos produtores também usarão restevas de lavouras de soja e milho atingidos pela seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.