Chuva turbina plantio em 9 estados: SAIBA ONDE
CI
Imagem: Arquivo
PREVISÃO

Chuva turbina plantio em 9 estados: SAIBA ONDE

Rio Grande do Sul é um deles
Por: -Leonardo Gottems

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), entre o sábado (24/10), principalmente no período da tarde, e a segunda-feira (26/10), existem condições de ocorrência de chuva forte, com valores que podem atingir 100 mm em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais (incluindo a capital), no Espírito Santo e no sul da Bahia. Esse fato deve esquentar o plantio de soja em nove estados da Federação. 

Isso porque, além destes, um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão atingirá o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e criará condições para a ocorrência de chuvas fortes. “Este sistema terá rápido deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e ainda no dia 26/10 (segunda-feira) haverá possibilidade dos temporais com queda de granizo atingirem também, os Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de São Paulo”, completa o INMET. 

“Haverá também, durante o final de semana, a formação de um sistema ciclônico sobre o Oceano Atlântico ao sudeste dos Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo que, de acordo com Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), poderá deixar o mar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros”, comenta. 

“No domingo (25), uma nova frente fria deverá avançar entre o Uruguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul. O avanço deste sistema deverá favorecer a ocorrência de eventos de tempo severo no oeste/sudoeste do RS a partir da tarde do domingo (25). No centro-oeste do RS haverá condições para queda de granizo e vendavais de forte intensidade em algumas localidades. Com o avanço da frente fria os fortes temporais também deverão ocorrer em áreas do oeste de SC, centro-oeste do Paraná e centro-sul de Mato Grosso do Sul, além do oeste do estado de SP, principalmente entre a noite do domingo (25) e a segunda-feira (26)”, conclui. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink