CI

Chuvas amenizam risco no Paraná

Precipitações trouxeram alívio às lavouras de milho do Estado


As chuvas que caíram em pontos isolados do Paraná nas últimas semanas trouxeram alívio às lavouras de milho do estado. O volume de precipitações chegou a 80 milímetros em pontos isolados. Para retomar efetivamente as expectativas otimistas de produtividade, porém, a safra paranaense ainda precisa espantar o fantasma da geada. “Essa é a maior preocupação do produtor no momento, ainda mais porque estamos diante de um inverno rigoroso”, conta Margorete Demar­chi, agrônoma do Departa­mento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual Estado da Agricultura (Seab). Ela lembra que por enquanto não há nenhum alerta para a ocorrência do fenômeno, mas que maior parte do grão ainda está suscetível ao clima. Relatório de acompanhamento de safra da Seab aponta que 65% da área no Estado estão em frutificação ou maturação, fases em que as plantações mais necessitam de água.


De todo modo, o boletim destaca que cerca de 70% das lavouras estão em boas condições de desenvolvimento e somente 5% estão em estado considerado ruim. Puxada pelas regiões Oeste e Sudoeste, que tradicionalmente plantam milho mais cedo, a colheita alcança 2% da área do Paraná. (CR)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.