CI

Chuvas causam perdas de 20% na safra de grãos em Sinop (MT)

As chuvas em excesso estão trazendo dor de cabeça aos produtores de soja na região de Sinop


As chuvas em excesso estão trazendo dor de cabeça aos produtores de soja na região de Sinop. A incidência de grão ardido nas lavouras de soja já chega, no mínimo, a 20% da área colhida. A afirmação é do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Sérgio Rossani. "Muitas lavouras ficaram para trás, sendo abandonadas devido à incidência de grão ardido", explica.

Com a umidade excessiva, a soja perde peso e qualidade, além de atrapalhar a evolução da colheita. Até o momento, 65% da área cultivada com soja na temporada 2004/2005 na região, estimada em 250 mil hectares, já foi colhida.

Hoje (ontem) está chovendo e a previsão é de mais chuvas. "Se não parar de chover, a produtividade de cair para uma média de 40 sacos de 60 quilos por hectare mesta temporada", comenta Rossani. A média histórica na região é de 53 sacos de 60 quilos por hectare.

Além de Sinop, o presidente do Sindicado destaca que as lavouras de soja de Ipiranga do Norte, Cláudia, Santa Carmem e Tabaporã também estão enfrentando os mesmos problemas com as abundantes precipitações

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.