Chuvas causam perdas de 20% na safra de grãos em Sinop (MT)

Agronegócio

Chuvas causam perdas de 20% na safra de grãos em Sinop (MT)

As chuvas em excesso estão trazendo dor de cabeça aos produtores de soja na região de Sinop
Por:
1 acessos

As chuvas em excesso estão trazendo dor de cabeça aos produtores de soja na região de Sinop. A incidência de grão ardido nas lavouras de soja já chega, no mínimo, a 20% da área colhida. A afirmação é do presidente do Sindicato Rural de Sinop, Antônio Sérgio Rossani. "Muitas lavouras ficaram para trás, sendo abandonadas devido à incidência de grão ardido", explica.

Com a umidade excessiva, a soja perde peso e qualidade, além de atrapalhar a evolução da colheita. Até o momento, 65% da área cultivada com soja na temporada 2004/2005 na região, estimada em 250 mil hectares, já foi colhida.

Hoje (ontem) está chovendo e a previsão é de mais chuvas. "Se não parar de chover, a produtividade de cair para uma média de 40 sacos de 60 quilos por hectare mesta temporada", comenta Rossani. A média histórica na região é de 53 sacos de 60 quilos por hectare.

Além de Sinop, o presidente do Sindicado destaca que as lavouras de soja de Ipiranga do Norte, Cláudia, Santa Carmem e Tabaporã também estão enfrentando os mesmos problemas com as abundantes precipitações


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink