CI

Chuvas comprometem produção de hortaliças em Barra Mansa/RJ


Barra Mansa - O período de fortes chuvas é a época de entressafra da produção de hortaliças, já que o volume de água pode desencadear uma série de fatores, como umidade (gera doenças às plantações) ou até mesmo enchentes, que podem comprometer a produção.

O bairro Santa Rita de Cássia tem 160 produtores de hortaliças, mas, de acordo com a engenheira agrônoma Cássia Coli Castilho Damaceno, que trabalha na Associação dos Produtores Rurais de Hortaliças de Santa Rita de Cássia, também há pequenas produções de milho, abóbora, chuchu e principalmente o jiló, que tem boa produção no período das chuvas.

- A produção é toda escoada no mercado da região, são restaurantes, supermercados e até hospitais e escolas - disse, acrescentando que a produção da alface é o carro-chefe dos produtores. De acordo com Cássia Coli, nesta época o clima é propício para a umidade, o que faz com que a produção fique mais frágil ao ataque de pragas e doenças que podem comprometer a plantação.

- Com a chuva, normalmente a produção perde um pouco da qualidade, tamanho e consequentemente no peso, quando não há a perda de toda a plantação causada por tempestades muito fortes, chuvas de granizos ou até mesmo enchentes, já que algumas áreas de produção são localizadas em um nível de terreno muito baixo - falou.

O produtor Reinaldo de Oliveira, que trabalha com seu pai e seu irmão no cultivo de hortaliças há aproximadamente cinco anos, contou que seu maior problema é com as enchentes causadas por um pequeno córrego que passa pelo local de sua produção.

- Essa época as perdas da produção sempre ficam na média de 40%. No ano passado foi assim e esse ano também está sendo. Em outubro, enfrentamos uma enchente que fez com que metade da plantação fosse alagada pelo córrego - falou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.