Chuvas de setembro e outubro beneficiam lavouras da Argentina
CI
Agronegócio

Chuvas de setembro e outubro beneficiam lavouras da Argentina

Depois de duas safras prejudicadas pela seca, plantio de soja segue bem no país
Por:
Depois de duas safras prejudicadas pela seca, plantio de soja segue bem no país

As chuvas do final de setembro sobre a Argentina, incluindo a Região do Pampa Úmido, que é a principal área produtora de grãos do país, contribuíram para uma boa recuperação da umidade do solo, oferecendo assim condições para o plantio da primeira safra de soja. Nesses primeiros sete dias de outubro o acumulado nas Províncias produtoras de soa variou entre 35mm e 100mm.

Nas últimas safras, o plantio das lavouras argentinas atrasou e e os agricultores do país vizinho tiveram problemas por motivos de falta de chuva. A seca que atingiu os dois últimos verões argentinos foram consequências da presença da La Ninã no Oceano Pacífico. Porém, para esta safra a confirmação do El Niño, mesmo sendo fraco, favorece o desempenho das lavouras de verão.

O fenômeno está associado com chuvas acima da média durante a primavera sobre as principais regiões produtoras, que favorece a reposição da umidade do solo e beneficia o período de plantio. Na Argentina, a produção de soja se concentra entre as Províncias de Santa Fé, Entre Rios, Córdoba e Buenos Aires, localizadas no leste do país, próximas à fronteira com o Brasil.

Segundo o meteorologista da Somar, Paulo Etchichury, a presença do El Niño reduz o risco de ocorrer estiagens extremas e de longa duração durante o verão, que se inicia em dezembro. Nesta semana as chuvas se concentram no nordeste da Argentina, enquanto diminuem a região central, que inclui a região do Pampa Úmido, porém a expectativa é de chuvas dentro da média para esta região nos próximos meses.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink