CI

Chuvas irregulares estão afetando lavouras de soja em MT

Em algumas plantações é possível verificar tamanhos abaixo do normal


As águas que caem aleatoriamente no estado de Mato Grosso estão afetando o desenvolvimento das lavouras de soja nas principais regiões produtoras do estado. Isso dificulta a finalização do plantio da safra 2011/2012 e interfere no crescimento da soja já plantada. Em algumas plantações, na minoria delas, é possível verificar tamanhos abaixo do normal para o período.

“Em grande parte do estado o que se observa são áreas com lavouras muito bem desenvolvidas e com alta perspectiva de produção”, revela Marco Antônio dos Santos, Agrometeorologista e um dos palestrantes do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar que já foi realizado em nove municípios de Mato Grosso e a partir de desta terça-feira percorrerá outros seis e mais um de Goiás.

De acordo com Santos, nos próximos três meses ocorrerão em terra mato-grossense chuvas intercaladas com períodos de sol. A chegada do verão trará invernada, o que poderá atrapalhar a colheita da soja e a implantação das lavouras de milho e algodão 2º safra.

“Essa condição mais chuvosa e com temperaturas mais amenas para a estação serão características do fenômeno La Niña, que é o resfriamento anormal das águas da região equatorial do Oceano Pacífico”, explica o agrometereologista.

As regiões do estado que registrarão mais períodos de chuva são a Norte e Nordeste de MT. Segundo Santos, o volume de chuva poderá ultrapassar os 30% a mais do que a média climatológica dessas regiões. Já nas cidades localizadas ao Sul e Sudeste de MT ocorrerão volumes pouco abaixo da média e no máximo dentro da média.
“A grande particularidade é que mesmo essas regiões podendo ter chuvas abaixo ou dentro da média, as chuvas deverão vir em forma de invernada, ou seja, períodos longos de chuvas intermitentes”.

Evento – O Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar será realizado hoje (29) de noite em Querência. Nesta quarta-feira (30) de manhã em Canarana e de noite em Mineiros/GO. Dia 1º/12 (quinta-feira) acontecerá em Alto Garças no período matutino e no noturno em Rondonópolis. Dia 02/12 será realizado de manhã em Campo Verde e de noite em Primavera do Leste. O evento é uma realização da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT). Mais informações no www.fundacaomt.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.