CI

Chuvas irregulares têm consequências diretas no agro

Colheita da soja registrou avanço nos últimos dias devido ao tempo mais seco


Foto: Pixabay

As chuvas irregulares na maioria dos estados do Brasil estão trazendo consequências para a produção agropecuária e podem trazer ainda mais, caso isso continue. De acordo com meteorologista Amanda Souza, da Meteored, as áreas produtoras no interior do país começam a semana com chuva mal distribuída sob efeito de um bloqueio atmosférico, cenário que já se repete desde os últimos dias. 

“Para a soja no Rio Grande do Sul, algumas áreas já sentem o déficit hídrico, uma vez que ainda restam cerca de 40% da safra para completar a fase de enchimento de grãos e mais de 70% para concluir a maturação. Segundo o Informativo Conjuntural da EMATER-RS, apenas 5% da soja 2020/21 já foi colhido”, comenta. 

Já no Paraná, a colheita da soja registrou avanço nos últimos dias devido ao tempo mais seco, mas apesar da intensificação das atividades de campo, a colheita da safra 2020/21 está atrasada em relação às últimas safras do grão, segundo informações do Departamento de Economia Rural do estado. “O Centro-Oeste vive cenários distintos com relação à safra de soja devido às condições climáticas. Em Mato Grosso do Sul, o tempo mais seco dos últimos dias favoreceu a colheita, onde mais de 60% da área cultivada já foi colhida. Porém, vale ressaltar que a evolução da safra atual é menor que o percentual atingido no mesmo período do ano passado”, completa a meteorologista.  

“No Mato Grosso, maior estado produtor da oleaginosa, a colheita da soja está praticamente finalizada, com mais de 90% da safra já foi colhida. Apesar do avanço no percentual, o que preocupa é a qualidade do grão devido ao excesso de chuva. Aliás, a Aprosoja-MT já busca meios para ajudar os produtores rurais, onde muitos foram atingidos de forma severa e registraram perda total da soja, optando assim por abandonar a mesma e plantar milho em cima”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.