CI

Chuvas já chegam aos 200 mm

Frente fria estacionária mantém instabilidades na região


Foto: Arquivo

A sexta-feira (24/06) continua com a previsão de chuvas intensas sobre a região. E o sistema que garante isso é a frente fria que atua de forma estacionária entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nos últimos dias, os registros se aproximam da marca dos 200 mm em algumas estações. Como é o caso da estação no Salto Góes nas proximidades de Ibicaré, na região serrana do estado onde o acumulado supera os 192 mm ao longo dos últimos 4 dias.  

Outras áreas como em Passo Fundo, Vacaria e Campos Novos no Rio Grande do Sul, os valores já superam os 170 mm. De acordo com as estações monitoradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 

No Rio Grande do Sul, das 333 estações disponíveis, em pelo menos 37 as chuvas já passam dos 100 mm ao longo desta semana. Já em Santa Catarina, a quantidade é semelhante, sendo das 384 estações, em 36 o registro passa dos 100 mm.

Essas chuvas se concentram entre o norte do estado gaúcho e na metade sul catarinense. Além dos volumes expressivos nos últimos dias, também houve o registro de vários temporais classificados como eventos de tempo severo, com queda de granizo e vendavais. 

A frente fria continua atuando sobre a região ao longo desta sexta, mas as condições para temporais diminuem. Ainda há riscos para a ocorrência de algum evento mais significativo como queda de granizo e chuvas intensas em um curto período de tempo. 

Entretanto, os maiores volumes poderão ocorrer sobre Vacaria - RS e em Araranguá - SC, onde a previsão indica marcas entre 20 e 30 mm no decorrer do período.

A perspectiva para os próximos dias indica a diminuição gradativa das instabilidades e o avanço de uma nova massa de ar polar. Esse ar frio vai derrubar as temperaturas ao longo do final de semana, com registros próximos de 0°C no sul do Rio Grande do Sul, mas sem perspectiva de frio intenso ou geadas generalizadas.

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.