CI

Chuvas mais volumosas em parte do Sul e Sudeste

Meteorologista Tiago Robles aponta que os mesmos sistemas se mantêm atuantes


Foto: Arquivo

“Nos próximos dias as chuvas passam à ocorrem de forma mais generalizada com volumes acima de 100 mm em parte do leste das regiões Sul e Sudeste. No interior do país pancadas isoladas que podem ocorrer na forma de temporais”. A previsão é do Tiago Robles, meteorologista da Meteored.

Nesta quarta-feira (11.11), duas regiões de cavado atuaram no Centro-Sul: uma entre os estados de São Paulo e o Rio de Janeiro, outra sobre os estados de Santa Catarina e do Paraná. “Para o restante do território gaúcho, boa parte do Nordeste, Pará, Tocantins, Goiás, metade leste do Mato Grosso e norte de Minas Gerais, o tempo seguiu firme, sem ocorrência de chuva”, apontou Robles.

Na quinta-feira (12), prevê o meteorologista, os mesmos sistemas se mantêm atuantes, proporcionando um cenário bastante semelhante ao do dia anterior: “Previsão de chuvas isoladas pela manhã, mas intensas no oeste e sul do Mato Grosso do Sul. No leste paulista, catarinense e no Rio de Janeiro, chuvas de fraca intensidade, já no leste de Santa Catarina, a presença do cavado e da circulação de leste contribuem para a ocorrência de chuvas intensas”.

“A partir da tarde, novamente as instabilidades se espalham e ganham intensidade em algumas regiões. Alerta de chuvas intensas para o leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro. Temporais isolados podem ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, nas demais regiões catarinenses e paranaenses, do território paulista, no Triângulo Mineiro, no Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Na metade oeste do Mato Grosso e em Rondônia há alerta para chuvas volumosas e temporais”, completa.

Na sexta-feira (13), revela a Meteored um sistema de baixa pressão se forma próximo à costa dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro “promovendo manutenção da nebulosidade pela manhã em praticamente todo o sudeste, estado do Paraná e porção central do país. Pancadas de chuva já pela manhã somente no oeste do Mato Grosso do Sul, leste e norte do Mato Grosso. Já no leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o tempo fica nublado devido à circulação dos ventos de leste”.

“No período da tarde, a presença da baixa pressão contribui para a formação de uma canal de umidade desde o oeste do Amazonas até o Sudeste. Previsão de chuvas de moderada à forte intensidade nessa porção que abrange praticamente todo o Centro-Oeste, com exceção do norte de Goiás e boa parte do Sudeste, também com exceção do norte mineiro”, acrescenta Robles.

“Alerta de chuvas muito intensas para o período em Rondônia, Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul. Mais para o fim do dia, as chuvas perdem intensidade em boa parte, porém ganham intensidade no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, levando potencial para transtornos”, conclui o meteorologista.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.