Chuvas melhoram situação das lavouras no RS

Agronegócio

Chuvas melhoram situação das lavouras no RS

O plantio da safra 10/11 de soja começa a se encaminhar para o final
Por:
2328 acessos

A primeira metade do mês de dezembro apresentou condições meteorológicas bem diversas daquelas observadas no mês anterior. As precipitações, embora diferenciadas nos volumes acumulados nas diversas regiões, foram mais intensas do que as anteriormente ocorridas. Tal situação melhorou de maneira considerável a situação de desenvolvimento da lavouras, em especial as localizadas do Centro para Norte do Estado, onde se concentra o forte da produção de milho e soja.

As lavouras de arroz se desenvolvem dentro da normalidade em todas as regiões produtoras. As chuvas ocorridas recentemente auxiliaram na manutenção dos níveis das barragens destinadas à irrigação, dando tranquilidade aos produtores. As baixas temperaturas registradas nos últimos dias não deverão provocar maiores reflexos, uma vez que as lavouras ainda se encontram em fase de desenvolvimento vegetativo, devendo entrar em floração, de maneira gradual, a partir do final deste mês.

O feijão se desenvolve de maneira satisfatória e, no momento, a maior atenção se volta para as lavouras que se encontram em fase de floração (28%) e enchimento de grãos (29%). Nessas fases, a umidade no solo dá condições para a manutenção de uma boa produtividade. Produtividade essa que tem se mantido acima do esperado, girando ao redor dos 1.300 kg/ha, nos primeiros 10% colhidos. Outros 14% se encontram maduros e também apresentam potencial similar.

A semana transcorreu com condições benéficas para o milho. As chuvas abundantes ocorridas nas principais regiões produtoras deram alento aos produtores, principalmente para aqueles que têm lavouras em fase de floração e enchimento de grãos. Estas, no momento, representam 41% do total. Nos 39% que se encontram em desenvolvimento vegetativo, a umidade no solo dá condições para uma boa evolução, com os agricultores intensificando os trabalhos de adubação em cobertura e combate às invasoras. O plantio também evolui de maneira satisfatória, alcançando 84% do total da área prevista para esta safra.

O plantio da safra 10/11 de soja começa a se encaminhar para o final, atingindo 90% do total previsto. As últimas lavouras, localizadas em zonas mais frias, como os Campos de Cima da Serra, Campanha e Sul, deverão ser finalizadas até o fim deste mês, quando se encerra o período preferencial. Para as lavouras já germinadas e que estão em desenvolvimento vegetativo, a umidade presente no solo dá condição para uma boa evolução e manutenção de um bom padrão.

As informações são da assessoria de imprensa da Emater/RS-Ascar.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink