Chuvas não atrapalham colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Agronegócio

Chuvas não atrapalham colheita de arroz no Rio Grande do Sul

As chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul não chegaram a atrapalhar a colheita de arroz da safra 2004/05
Por: -Admin
1 acessos

As chuvas ocorridas no Rio Grande do Sul não chegaram a atrapalhar a colheita de arroz da safra 2004/05, chegando nos atuais 50% de sua área já colhida. Este número representa, em termos absolutos, algo próximo aos 500 mil hectares. As regiões mais adiantadas são a Fronteira Oeste, com mais de 60% colhidos e a Campanha com cerca de 55%. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (08-04) pela Emater/RS.

Em contrapartida, as lavouras localizadas na Planície Costeira (litoral) e as da Região Sul se encontram em média com 30% colhidos. As demais fases da cultura são 40% maduros e por colher e 10% em enchimento de grão. Em áreas que não sofreram problemas de interrupção na irrigação, as produtividades têm se mantido acima dos 5,5 mil quilos por hectare, sendo que em determinadas zonas as produtividades médias ultrapassam os 6 mil quilos.

A área plantada da safrinha de feijão encontra-se reduzida nesse ano, alcançando cerca de 17.000 hectares, contra 32.814 hectares em 2004. A cultura já apresenta perdas e abandono de algumas áreas por causa da forte estiagem que prejudicou, principalmente, a germinação e floração em muitas regiões de plantio. Segundo os técnicos das regiões produtoras, a produtividade esperada deverá variar entre 2 e 8 sacas por hectare (120 e 480 quilos por hectare).


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink