CI

Chuvas não devem 'aparecer' em MT pelos próximos dez dias


Leandro J. Nascimento

Apesar dos registros de chuvas em Mato Grosso nessa terça-feira (17), não há previsão de novas pancadas ao longo dos próximos dias. É o que aponta o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, no informe Agroclimático. Muitos agricultores do Estado aproveitaram o dia desta terça-feira para também dar início ao plantio da safra 2013/14 de soja, mesmo com a umidade do solo ainda não considerada ideal.


Leia, abaixo, o que destaca o especialista em seu informe diário sobre o tempo:

A frente fria ainda se encontra sobre a Região Sudeste, onde irá deixar o tempo bastante instável sobre os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e parte do Mato Grosso. Como já houve registros de chuvas em várias localidades de Mato Grosso nessa terça-feira, muitos produtores já iniciaram o plantio da nova safra de soja. Contudo, os índices de umidade ainda não estão adequados para o plantio, até porque não há indicativos de que as chuvas retornem ao Estado ao longo desses próximos 10 dias.

Agora em São Paulo, as chuvas ficarão mais concentradas sobre a faixa leste do Estado, permitindo, portanto, a retomada das atividades de colheita da cana de açúcar e da laranja. E esse tempo firme até o inicio da próxima semana, quando uma nova frente fria avança sobre a região trazendo mais chuvas e inviabilizando os trabalhos de colheita. Já no Sul do Brasil o tempo permanecerá aberto e sem chuvas ao longo de todo esse restante de semana, assim, as atividades de colheita do trigo e até o plantio da nova safra de soja e do milho poderão ser retomados, já que a umidade do solo está em níveis bastante favoráveis à germinação e ao desenvolvimento das plantas.


Contudo, uma nova frente fria irá avançar e deixará novamente o tempo fechado e chuvoso já a partir de sexta-feira (20), atrapalhando os trabalhos de plantio do arroz e inviabilizando novamente os trabalhos de colheita do trigo do Paraná e com esse excesso de umidade poderá ocorrer perdas na qualidade dos grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.