CI

Chuvas reduziram produção de algodão em 10% no MS

Produtores temem prejuízos ainda maiores nas áreas de plantio estreito e adensado


A falta de chuvas nos meses de março e abril provocou quebra de 10% na produtividade do algodão na região norte do Estado. Neste ano foram plantados 38.800 hectares de algodão em Mato Grosso do Sul, dos quais, 31.190 considerados de verão, 4.051 no sistema estreito e 3.577 adensado. O plantio de algodão em estreito e adensado é considerado de segunda safra, e plantado em janeiro e fevereiro. Estes e outros números deverão ser debatidos no próximo dia 9, sexta feira, no Dia do Algodão dos Chapadões. O evento abre oficialmente o início da colheita do algodão no Estado.

Em Chapadão do Sul a área foi de 10.250 hectares e em Costa Rica 18.900 ha.

Atualmente os produtores fazem a colheita do produto e temem prejuízos ainda maiores nas áreas de plantio estreito e adensado. É que estas plantas que nasceram no final de janeiro, início de fevereiro e sofreram mais com a falta de chuvas.

Diante da queda na área plantada de algodão no país e perdas provocadas pela longa estiagem, houve valorização na fibra de algodão e consequente aumento do preço.

Hoje, a pluma do algodão está sendo adquirida do produtor com acréscimo de 27% na cotação em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o engenheiro agrônomo da Corretora Algotêxtil, Pedro Carlos Calgaro.

O dia do Algodão dos Chapadões é promovido pela Associação Sul-mato-grossense dos Produtores de Algodão - Ampasul em parceria com a Fundação Chapadão e Fazenda Campo Bom.

Durante o evento estão previstas visitas a lavouras e estações experimentais, palestras sobre o segmento, nas áreas de tecnologia, mercado e futuro da atividade.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.