CI

Chuvas retornam ao RS

A formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul


Foto: Arquivo

A última semana foi caracterizada pelo tempo seco e baixa temperatura no Rio Grande do Sul. A forte chuva observada no fim de semana anterior manteve elevada a umidade do solo em todo o Estado. Nas últimas 24 horas, a passagem de uma frente fria trouxe chuva fraca para algumas localidades, com 15 milímetros em Santa Rosa e 10mm em Caxias do Sul. Uma nova massa de ar polar derrubou a temperatura nesta segunda-feira (1º), com mínima de 0,4°C em Quaraí.

De acordo com o IRGA, após a primeira metade da semana com tempo seco e temperatura baixa, a formação de um ciclone extratropical traz chuva e vento forte para todo o Rio Grande do Sul. O acumulado oscila entre 30mm e 50mm na Metade Sul e passa dos 70mm na Metade Norte do Estado. No fim de semana, a chuva enfraquecerá, mas um novo episódio de precipitação acontecerá a partir da terça-feira (9) da próxima semana. Isto mostra mudança do padrão atmosférico no Rio Grande do Sul. Até então, tínhamos fortes frentes frias, mas que avançavam rapidamente pelo Estado, dando lugar a massas de ar frio que ficavam uma semana sobre o RS. Agora, percebe-se chuva mais persistente e poucos dias de tempo seco entre os episódios.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.