CI

Chuvas trazem recorde de atratividade das fontes limpas no mercado livre de energia

Resultado de novembro pode ser atribuído ao início do período chuvoso nas principais bacias


O Índice Nacional de Atratividade do Mercado Livre para Fontes Limpas de Energia, realizado pela FDR Energia, empresa de geração e comercialização de eletricidade do Grupo FDR, aponta que novembro pontuou como o melhor mês do ano para a saída de empresas do ambiente cativo.  
 
O resultado atingiu média “0,602”, um aumento de 4% em relação a outubro, que teve média “0,578”. No índice de novembro, quinze estados apresentaram boa viabilidade de mudança de empresas para o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
 
Tocantins manteve a liderança anual do ranking e teve média “0,702”. Na sequência, ficou o estado do Pará, com “0,691”, seguido por Espírito Santo, com nota “0,677”, Goiás, com “0,675” e Rio de Janeiro, com média “0,674”. Ao todo, quinze estados apresentaram boa viabilidade para saída do mercado cativo de energia. Os demais onze estados obtiveram classificação moderada e o Amapá se manteve na lanterna do ranking, com nota “0,420”. Roraima não participa da classificação, pois está fora do Sistema Interligado de Energia (Veja na tabela abaixo o ranking e as médias dos estados).

“O resultado de novembro pode ser atribuído ao início do período chuvoso nas principais bacias responsáveis pela geração de energia elétrica no Brasil”, explica Erick Azevedo, sócio diretor da FDR Energia e coordenador do estudo. “A expectativa para os próximos meses é de um verão chuvoso, que abasteça os reservatórios de água para todo o ano de 2019, em função do fenômeno El Niño”, completa.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.