CI

Cia. Mogi exporta 30% mais


A Companhia Mogi de café solúvel estima ampliar em 30% as exportações em 2003, devendo embarcar 130 mil toneladas mensais ao logo do período. Atualmente a companhia comercializa entre 80 e 100 toneladas por mês de café solúvel no mercado externo, embarcando 60% de sua produção ao mercado europeu, 15% ao Japão, 20% para a Turquia, além de atender outras regiões.

"O momento é excelente para as exportações de café. O Brasil, que tem longa tradição na exportação do grão verde, começa a conquistar mercados com produtos acabados", diz Athos Mantovani, diretor comercial da Mogi.

Para 2004, a empresa também tem planos de aumentar em 30% as exportações. "Nossos focos continuarão centrados na Europa e no Japão, que são os mercados que melhor reconhecem o qualidade do produto brasileiro", diz. A Companhia Mogi atua somente no mercado internacional, sem participar do varejo nacional. "Produzimos no Brasil marcas como a Native e a Café no Bule, pertencente ao empresário e apresentador de TV Carlos Massa, mas não temos marca própria", diz. As exportações da empresa cresceram 30% nos últimos dez meses e atualmente geram receita mensal de cerca de US$ 600 mil.

Conflito no Iraque

"Poucos negócios estão sendo realizados nesta semana em decorrência do conflito entre Estados Unidos e Iraque", diz Mantovani. Segundo ele, os negócios foram paralisados em expectativa ao valor de seguro para o frete durante o período de guerra. "Tentamos na tarde de ontem saber como os seguros serão cotados e quanto vão subir, mas as seguradoras ainda não definiram os preços", diz.

A Turquia, por exemplo, responde por 20% das vendas da Mogi no mercado externo, e detém os principais portos de entrada de produtos na região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.