CI

Ciclone provoca temporais e ventania no RS e SC

Confira o avanço das chuvas nesta quinta-feira


Foto: Pixabay

Na madrugada desta quinta-feira (24/06) o fortalecimento de uma região de baixa pressão entre o sul do RS e Uruguai dará início a formação de um ciclone extratropical sobre o estado gaúcho. Este ciclone também fortalecerá os Jatos de Baixos Níveis, que são correntes de ventos que sopram de noroeste para sudeste, a cerca de 1.5 Km de altitude, passando sobre a Bolívia, Paraguai até o sul do Brasil, trazendo consigo uma grande quantidade de umidade proveniente da região amazônica.

Esta umidade alimentará as nuvens associadas ao sistema de baixa pressão (ciclone), dando condições para pancadas de chuvas fortes na forma temporais com condições para  eventos de tempo severo e chuva intensa, com maior concentração no extremo oeste. Esses temporais temporais mais intensos ocorrerão entre São Borja, Alegrete, Santana do Livramento até a grande região de Bagé entre o oeste e sul do RS. Os acumulados nessas regiões poderão passar dos 50 mm, especialmente entre a madrugada e manhã desta quinta-feira. 

Vale mencionar que este ciclone não terá o comportamento de um "Ciclone Bomba”, isto é, quando o sistema tem uma intensificação muito grande em um período de 24 horas. No entanto, ele terá intensidade o suficiente para provocar rajadas de vento acima dos 90 Km/h em todas as localidades do RS, no decorrer do dia. Começando pelo sudoeste, avançando para a região central e noroeste, atingindo até mesmo o oeste e sul do estado de SC no período da tarde com intensidade semelhante. 

O sistema avançará de forma rápida para o oceano, mas ainda mantendo o ramo de nebulosidade que permanecerá na região na forma de uma frente fria. No entanto, na sexta-feira (25/06) essas nuvens ficarão sobre o estado de SC, sem provocar grandes acumulados de chuva e também sem condições para eventos adversos. E no RS, uma região de alta pressão atuará no estado, garantindo um tempo firme e frio na sexta.

Confira o avanço das chuvas nesta quinta-feira.

Madrugada

Manhã:

Tarde:

Noite:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.