CI

Ciência contribui para desenvolvimento da agricultura, diz Wagner Rossi

Ministro participou da abertura Fórum Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária


“A chave da evolução da agricultura brasileira está na incorporação da ciência por meio das tecnologias que foram surgindo nos últimos anos”. A declaração é do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, que participou da abertura Fórum Plataforma África-Brasil de Inovação Agropecuária, nesta quarta-feira, 6 de outubro, em Brasília.

No encontro, o ministro ressaltou a importância da interação dos pesquisadores brasileiros e africanos para o desenvolvimento de projetos de recuperação das pastagens e melhoria das condições da produção de culturas, como algodão e sorgo. “A África está mostrando rápido processo de modernização, o que representa interesse no aprimoramento das suas condições produtivas, e o Brasil está disposto a contribuir com isso”, enfatizou.

Rossi disse ainda que o crescimento da agricultura e da pecuária na última década se deve à capacidade empreendedora do produtor rural brasileiro, que consegue superar adversidades. "Além disso, a produção deixou de ser apenas de subsistência e passou a abastecer diversos países”, destacou.

Para o ministro, o fórum África-Brasil é uma medida prática da internacionalização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituída em setembro deste ano. “Queremos estimular eventos como esse. Além dos africanos, estamos estreitando parcerias com países da América Latina e do Orienta Médio”, acrescentou.

No fórum, foram apresentados seis projetos agrícolas, no valor de US$ 3 milhões, selecionados entre os 61 submetidos a avaliação, que serão financiados por organizações internacionais, nos próximos três anos. O encontro segue até esta quinta-feira, 7 de outubro, na Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.