CI

Ciência e Meio Ambiente na pauta de estudantes

O período será de muita troca de conhecimento e trabalho para estudantes do 5º e 6º ano de escolas municipais, estaduais e particulares.


O período de 04 a 06 de outubro será de muita troca de conhecimento e trabalho para estudantes do 5º e 6º ano de escolas municipais, estaduais e particulares do Alto Uruguai Catarinense. É a segunda edição do Dia de Campo da Ciência: A criança e a natureza, organizado pela Embrapa Suínos e Aves e Consórcio Lambari, com a parceria do Comitê do Rio Jacutinga e Contíguos, Centro de Divulgação Ambiental Usina Hidrelétrica Itá – CDA e Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – ECOPEF. O evento neste ano também conta com o apoio da Gelnex e Atacadão Lorezenti, que forneceram os lanches.

Cerca de 835 alunos serão recebidos nestes três dias nas dependências da Embrapa Suínos e Aves. Eles passarão por cinco estações para receber informações e conhecimentos gerados nas instituições parceiras, todas com o foco no tema do evento: "Ciência alimentando o Brasil".  As estações abordam a ciência nos laboratórios, na suinocultura e avicultura e no meio ambiente, sendo que neste último as temáticas serão divididas em três: Espécies Nativas Frutíferas, Alternativas agroecológicas para o controle de pragas e doenças e Monitoramento da qualidade da água.

"A nossa proposta com esta ação é a de aproximar cada vez mais o público estudante para a abordagem da ciência e da pesquisa. E, tratar as questões de maneira prática é a forma mais tranquila de fazer isso. Os alunos precisam de exemplos práticos, repassados com entusiasmo", explicou a chefe geral da Unidade, Janice Zanella, que é uma das incentivadoras do evento.

Outro fator importante do evento é a atenção ao meio ambiente. "Além do incentivo à pesquisa, precisamos estar sempre lembrando e enfatizando a importância dos cuidados com o meio ambiente e de como cada um pode contribuir para um futuro promissor", enfatizou o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento Airton Kunz.

Sobre o evento – O Dia de Campo da Ciência é uma proposta da Embrapa Suínos e Aves, que integra as ações do programa Embrapa & Escola, com o objetivo de mostrar a ciência presente no dia a dia de toda a sociedade de uma maneira mais dinâmica, em forma de estações. E o público infanto-juvenil é decisivo nesta proposta, por estar envolvido com descobertas e aprendizado. A exemplo de outras ações da Unidade, o Dia de Campo da Ciência se propõe a atuar na disseminação de conteúdo gerado na instituição, bem como despertar para a questão científica.

Como uma maneira de reforçar o projeto, o Consórcio Lambari pelo segundo ano é parceiro da Embrapa, integrando o projeto Dia de Campo da Ciência com o projeto A Criança e a Natureza, programa esse que já vem sendo desenvolvido por eles há 13 anos. O projeto visa proporcionar às crianças e aos professores do ensino fundamental das escolas pertencentes à área de abrangência do Consórcio Lambari atividades de educação e interpretação ambiental. "Integrar os dois projetos foi fundamental, pois unimos esforços e concentramos recursos, uma vez que tínhamos o mesmo público e o mesmo interesse", comentou o secretário executivo da AMAUC, Roberto Kurtz Pereira.

Para este ano, o evento ampliou a atuação e receberá alunos de escolas estaduais e particulares. A primeira edição foi voltada apenas para as escolas municipais em que o Consórcio atua, porém o evento repercutiu muito e a equipe organizadora resolveu ampliar o foco e atender as demais escolas da região.

Dinâmica - O Dia de Campo da Ciência será realizado em três dias, pela manhã e à tarde, compreendendo um total de seis períodos distintos. A dinâmica inclui a apresentação de conteúdo em forma de estações, com instrutores. Ao chegar à Embrapa Suínos e Aves, os alunos serão recebidos e encaminhados para um espaço, onde recebem as boas vindas e ocorre a abertura do evento, que terá duração de 15 minutos. Em seguida, eles seguem para as estações. No fim das estações os grupos recebem o lanche, cedido pela Gelnex e Atacadão Lorenzetti, e retornam para os ônibus.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.