CI

Cientistas armazenam dados digitais em bactérias 

O DNA é mais de 1.000 vezes mais denso do que os discos rígidos


Foto: Pixabay

Os discos rígidos e unidades ópticas armazenam gigabits de dados digitais com o apertar de um botão. Mas essas tecnologias, como as fitas magnéticas e unidades de disquete anteriores, podem se tornar desatualizadas e ilegíveis quando substituídas por tecnologias mais novas. Agora, os pesquisadores descobriram uma maneira de gravar dados eletronicamente no DNA de bactérias vivas, uma opção de armazenamento que dificilmente se tornará obsoleta tão cedo. 

O DNA é atraente para armazenamento de dados. É mais de 1.000 vezes mais denso do que os discos rígidos mais compactos, permitindo armazenar o equivalente a 10 filmes digitais completos com o volume de um grão de sal. Além disso, gravar dados diretamente nas bactérias vivas significa que o DNA está protegido pelo organismo e que os dados serão copiados para cada nova bactéria à medida que as células se dividem. E como o DNA é fundamental para a biologia, espera-se que as tecnologias para lê-lo e escrevê-lo se tornem mais baratas e poderosas com o tempo. 

"Este é um passo muito bom" que pode um dia estimular o desenvolvimento comercial, diz Seth Shipman, um bioengenheiro dos Institutos Gladstone e da Universidade da Califórnia, em San Francisco, que não esteve envolvido no novo trabalho. No entanto, ele observa que os aplicativos do mundo real ainda estão muito distantes. 

Armazenar dados no DNA não é uma ideia nova. Para fazer isso, os pesquisadores normalmente convertem a sequência de uns e zeros digitais em um arquivo de dados em combinações das quatro bases da molécula: adenina, guanina, citosina e timina (A, C, G e T). Eles então usam um sintetizador de DNA para escrever esse código no DNA. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.