Cientistas buscam elevar benefícios do morango para a saúde

PESQUISA

Cientistas buscam elevar benefícios do morango para a saúde

Além disso, vida útil do programa foi aumentada
Por: -Leonardo Gottems
159 acessos

Pesquisadores do Food Technology Institute conseguiram estender o prazo de validade do morango e estudar suas propriedades curativas e anti-inflamatórias. Os pesquisadores de Santa Fe conseguiram identificar condições ideais de armazenamento que poderiam aumentar seus benefícios terapêuticos, incluindo efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e curativos. 

Quando os cientistas armazenaram morangos em uma atmosfera enriquecida com oxigênio e dióxido de carbono, eles não apenas prolongaram sua vida útil, mas também "melhoraram sua capacidade de cura", disse o Dr. Franco Van de Velde, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITA), que depende da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Nacional da Costa (UNL), em Santa Fe. 

Em um trabalho anterior, Van de Velde e colegas descobriram que os morangos armazenados em atmosferas ricas em oxigênio e dióxido de carbono mantinham sua qualidade microbiológica e sensorial por até 20 dias. "Além disso, observamos que havia um acúmulo significativo de compostos fenólicos", disse o pesquisador e professor da UNL. 

Agora, os cientistas armazenaram morangos frescos (Fragaria ananassa Duch. Variety 'Camino Real) por 20 dias a 5 ° C, expostos a altas concentrações de oxigênio e dióxido de carbono. E eles descobriram que essas condições aumentavam sua atividade antioxidante. 

"Essas condições atmosféricas causam um efeito do estresse abiótico no metabolismo secundário dos morangos que, para se defenderem, produzem uma síntese maior de compostos fenólicos (metabólitos com diferentes benefícios à saúde)", explicou o cientista 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink