Cientistas chineses propõem fotossíntese alienígena
CI
Imagem: Pixabay
ESTUDO

Cientistas chineses propõem fotossíntese alienígena

Agora, os cientistas esperam projetar um sistema que aproveite o solo lunar e a radiação solar
Por: -Leonardo Gottems

O solo da Lua contém compostos ativos que podem converter dióxido de carbono em oxigênio e combustíveis, e agora é preciso estudar se eles podem ser usados para facilitar a exploração do satélite, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira (05.05.2022) na revista Joule.

A pesquisa assinada por cientistas da Universidade de Nanjing (China) é baseada em amostras de solo lunar coletadas pela sonda Chang'E-5 e trazidas à Terra em dezembro de 2020. A equipe de pesquisadores descobriu vários compostos valiosos nas amostras, incluindo substâncias ricas em ferro e titânio, que podem funcionar como catalisadores para produzir oxigênio usando luz solar e dióxido de carbono.

Agora, os cientistas esperam projetar um sistema que aproveite o solo lunar e a radiação solar, os dois recursos mais abundantes na Lua. Para isso, eles buscam aplicar uma "fotossíntese extraterrestre", um sistema que usaria principalmente o solo lunar para eletrolisar a água extraída da Lua e convertê-la em oxigênio e hidrogênio.

Além disso, o dióxido de carbono exalado pelos futuros habitantes do satélite poderia ser combinado com o hidrogênio da eletrólise da água durante um processo de hidrogenação catalisado pelo solo lunar. Este é um processo que produz hidrocarbonetos como o metano, que poderia ser usado como combustível, explicaram os autores.

Segundo os pesquisadores, a estratégia não utiliza energia externa. Ele usa a luz solar para produzir vários produtos desejáveis, como água, oxigênio e combustível, que podem sustentar a vida em uma base lunar. A equipe está procurando uma oportunidade para testar o sistema no espaço, provavelmente com as futuras missões lunares tripuladas da China.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.