CI

Cientistas criam armadilha para vespa-velutina

Inseto é responsável por dizimar populações de abelhas


Uma equipe de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, Portugal, desenvolveu um tipo de armadilha capaz de destruir os ninhos da vespa-velutina, ou vespa-asiática, como é chamada no país lusitano. A espécie é conhecida por conseguir dizimar populações de abelhas. 

De acordo com o jornal Público, de Portugal, a armadilha, chamada de Arma4Vespa, já foi testada previamente e está entrando nos seus últimos estágios de desenvolvimento. Elas foram criadas na forma de pequenas esferas que são confundidas com o tórax das abelhas, levando as vespas até ao seu ninho para depois libertar um biocida que as mata.

Segundo Miguel Cerqueira, um dos responsáveis pelo projeto, os resultados mais eficientes ocorreram quando as armadilhas são colocadas perto das colmeias, sendo que as vespas as carregam para dentro de seus ninhos, antes do efeito devastador. Como normalmente as temperaturas no ninho são mais altas e os materiais acabam por se degradar, esperamos que a vespa coma uma parte da cápsula e ajude à sua degradação [total]”, explica. 

A instituição está realizando os testes em campo aberto, sendo que estes devem ser finalizados até o final do próximo mês de junho. A partir daí, os cientistas poderão saber qual o número de cápsulas mais indicado para destruir um ninho e de que forma é que as cápsulas têm que se degradar para matas as vespas. 

Liderado pelo INL, este projeto tem como parceiros a TecMinho, a Associação de Apicultores do Cávado e Ave (Apicave) e a Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP) e foi financiado pelo Programa Apícola Nacional do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP) em cerca de 150 mil euros, informou a revista Vida Rural, daquele país. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.