CI

Cientistas criam brócolis que dura mais 

Pesquisa usou jogos de luz e temperatura


Foto: Pixabay

Uma equipe de pesquisadores está trabalhando na criação de um brócolis que dura mais. Nos laboratórios do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Criotecnologia Alimentar (CIDCA-UNLP - CONICET - CIC) e no Laboratório de Pesquisa em Produtos Agroindustriais (LIPA-UNLP), as plantas foram armazenadas sob diferentes condições de iluminação na busca para determinar o melhor tratamento para preservá-los. 

Luís María Rodoni, diretor do projeto, explicou que “um grupo de vegetais foi armazenado a 4 ° C no escuro, enquanto o restante foi mantido na mesma temperatura, mas exposto a diferentes intensidades de iluminação LED branca continuamente, 24 horas por dia". 

Joaquín Hasperué e Federico Pintos, membros da equipe de pesquisa, explicaram que nas brocas de frutas e legumes pós-colheita ( Brassica oleracea var. Itálica ) foram utilizadas, colhidas em um estabelecimento agrícola do Cinturão Frutihortícola de La Plata. Todos os vegetais foram armazenados por até 17 dias e, durante esse período, foram avaliadas a cor da superfície, conteúdo de clorofila aeb, carotenóides totais, açúcares solúveis, fenóis totais e capacidade antioxidante. 

Enquanto isso, os níveis de açúcares totais, parâmetro relacionado a uma menor senescência, mantiveram valores comparáveis no início nos tratamentos de alta e média intensidade. De todas as condições avaliadas, a iluminação com intensidade média foi a única que manteve os valores iniciais dos fenóis após 17 dias. 

Os resultados alcançados nos laboratórios da UNLP sugerem que o tratamento com luz branca LED de média intensidade aparece como uma opção viável para complementar o armazenamento a frio de brócolis. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.