Cientistas criam limões que podem prevenir diabetes e obesidade

LIMÕES

Cientistas criam limões que podem prevenir diabetes e obesidade

Os limões roxos são resultaram da combinação de características já presentes na fruta com os genes inseridos
Por: -Leonardo Gottems
478 acessos

Uma pesquisa realizada por um grupo de cientistas da Universidade da Flórida desenvolveu limões roxos que são capazes de prevenir a diabetes e a obesidade. Foram utilizados genes isolados da casca da uva vermelha e do gomo da laranja sanguínea, conhecida em alguns lugares do país como laranja-de-sangue ou laranja vermelha.  

A biotecnologia já permitiu a criação do arroz com vitamina A e da soja isenta de gorduras trans ou enriquecida com ômega 3 e agora, utilizada no limão, pode prevenir estas doenças. Andean Region María Andrea Uscátegui, diretor executivo da Agro-Bio, afirma que o experimento é de extrema importância porque pode melhorar a qualidade da alimentação. "Estes desenvolvimentos em culturas biotecnológicas são aqueles que permitem aos consumidores o acesso a produtos com mais e melhor conteúdo nutricional de culturas com modificação genética", disse. 

O resultado obtido se deve a combinação de características já presentes no limão mescladas com os genes que foram inseridos pelos pesquisadores. Uscátegui lembra que além da coloração, também foram modificadas as propriedades da fruta que são responsáveis por desenvolver antocianinas. "Elas são substâncias que não só dão polpa de limão pigmento vermelho, mas são reconhecidos como possuindo propriedades benéficas para a saúde e ajudar a prevenir a obesidade e diabetes", comenta. 

A pesquisa tem objetivo de melhorar a saúde dos consumidores e gerar um aumento nos ganhos dos produtores de limões norte-americanos. Na temporada 2015/2016, por exemplo, o estado da Flórida teve a menor produção do cítrico nos últimos 50 anos. O limão roxo, aliado à laranja-de-sangue, é mais adepto ao clima e mais resistente à pragas da região. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink