CI

Cientistas criam vacas que produzem leite mais saudável

Cientistas neozelandeses conseguiram criar vacas que produzem leite com menos gordura saturada


Cientistas neozelandeses conseguiram criar vacas que produzem leite com menos gordura saturada que o normal e com grande quantidade de gorduras poliinsaturadas, boas para a saúde, como o ômega-3, informou domingo (27-05) o jornal The Sunday Times. Essas vacas, que sofreram uma mutação genética particular, vêm de uma fêmea descoberta pelos especialistas entre milhões de animais estudados na Nova Zelândia.

Os cientistas da ViaLactia, a empresa de biotecnologia neozelandesa responsável pela descoberta, batizaram a vaca de Marge. Segundo o diretor do laboratório, Russell Snell, Marge tem o aspecto de uma vaca holandesa normal, mas difere em aspectos cruciais.

O animal “produz um nível normal de proteínas em seu leite, mas muita menos gordura, e o leite caracteriza-se por níveis elevados de ômega-3”. Marge foi descoberta em 2001 pelos pesquisadores da ViaLactia, que pagaram o equivalente a U$ 175 a seu proprietário e a levaram a um lugar secreto. A questão era se as bezerras que nascessem dessa vaca herdariam a capacidade de produzir esse tipo de leite, como foi comprovado.

A empresa, com sede em Auckland, afirma que os primeiros rebanhos dessas vacas começarão a ser vendidos a partir de 2011. A empresa espera que os machos nascidos de Marge também sejam portadores dos mesmos genes que as fêmeas, porque, dessa forma, poderiam ser obtidas “centenas de milhares de vacas como Marge”.

Os cientistas da companhia neozelandesa ainda não conseguiram identificar os genes especiais da vaca, mas acreditam que descobrirão em breve. Uma breve descrição da pesquisa da ViaLactia será publicada esta semana na revista Chemistry & Industry, da Sociedade da Indústria Química.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.