Cientistas cultivam plantas usando solo lunar
CI
Imagem: Pixabay
MODERNIZAÇÃO

Cientistas cultivam plantas usando solo lunar

Os pesquisadores usaram apenas 12 gramas de solo lunar
Por: -Leonardo Gottems

Pela primeira vez, os cientistas cultivaram plantas em alguns gramas de solo lunar coletado décadas atrás pelos astronautas da Apollo. Esse sucesso alimenta a esperança de que um dia as plantas possam ser cultivadas diretamente na  Lua , poupando os futuros exploradores de inúmeras e caras cargas a bordo de seus foguetes para missões mais longas e distantes.

Ainda há muito trabalho a ser feito antes de alcançá-lo, no entanto, mostra o trabalho de pesquisadores da Universidade da Flórida, publicado esta quinta-feira na revista Communications Biology. “Esta pesquisa é crucial para os objetivos de exploração humana de longo prazo da  NASA ”  , disse o chefe da NASA, Bill Nelson, em comunicado. “Teremos que usar recursos na  Lua  e  em Marte  para desenvolver fontes de alimentos para futuros astronautas que vivem no espaço profundo”.

Para o experimento, os pesquisadores usaram apenas 12 gramas de solo lunar (algumas colheres de chá), coletadas em diferentes locais da  Lua  durante as missões Apollo 11, 12 e 17. Em pequenos vasos do tamanho de um dedal, eles colocaram cerca de um grama de solo (conhecido como regolito), adicionaram água e depois as sementes.

“As plantas ajudaram a estabelecer que as amostras de solo trazidas da Lua não abrigavam patógenos ou outros componentes desconhecidos que possam a vida terrestre, mas essas plantas foram apenas colocadas em contato com o regolito lunar e nunca foram realmente cultivadas nele”, disse a coautora do estudo, Anna-Lisa Paul, professora pesquisadora de ciências hortícolas no Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (UF).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.