Cientistas estão criando plantas com “superpoderes”

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Leia os Termos de Uso e a Termos de Privacidade.


CI
ESTUDOS

Cientistas estão criando plantas com “superpoderes”

Plantas podem ser utilizadas em viagens espaciais
Por: -Leonardo Gottems

Alguns cientistas australianos conseguiram aumentar as capacidades de diferentes plantas para lhes conceder poderes especiais que poderiam ser úteis ao ser humano em uma futura viagem espacial. O projeto foi apresentado pela American Chemical Society (ACS) e busca desenvolver a capacidade das plantas de detectar substâncias químicas ou melhorar a coleta de luz ultravioleta. 

A pesquisa mostrou que as plantas podem ser desenvolvidas com nanomateriais que as tornam melhores em absorver a luz do sol e, assim, ajudá-las a sobreviver em fazendas se Marte ou em qualquer outro planeta no universo. Durante décadas, os cientistas conseguiram introduzir novos compostos nas plantas através dos seus sistemas vasculares, que transportaram água e nutrientes através dele de forma semelhante aos vasos sanguíneos humanos. 

No entanto, as armações de metal orgânico (MOF), isto é, os nanomateriais metálicos utilizados para dar esse impulso às plantas, são muito complexas para serem absorvidas por elas. Em vez disso, os cientistas criaram uma maneira de fazer com que esses nanomateriais metálicos atinjam a raiz das plantas por meio de íons menores e moléculas simples. 

Dessa maneira, os cientistas australianos poderiam criar na Terra uma série de plantas com um comportamento particular, de modo que possam crescer em um ambiente tão hostil quanto o espaço. Assim, em futuras viagens em direção a outros planetas, o ser humano poderia estocar essas plantas geneticamente modificadas para obter benefícios diferentes daqueles que hoje podem ser realizados nesse sentido. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink