Cientistas identificam genes que direcionam nitrogênio

Isso pode abrir caminhos para a criação de plantas que respondam de maneira particular sob diferentes condições ambientais

Cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS), nos Estados Unidos, identificaram redes e reguladores de genes que permitem que as plantas direcionem o nitrogênio para diferentes partes de sua estrutura. De acordo com o estudo, publicado na revista Nature, a descoberta pode acelerar a criação de novas variedades de plantas para serem mais eficazes no uso do nitrogênio.

Além disso, os pesquisadores identificaram também 23 proteínas denominadas “fatores de transcrição” que desempenham papéis específicos nesse uso. Segundo a bióloga molecular Doreen Ware, que também é professora adjunta do Cold Spring Harbor Laboratory, até agora, eles não haviam identificado os genes e proteínas que se somam ao sistema regulador de nitrogênio de toda a planta.

"O que minha equipe e nossos colaboradores da Universidade da Califórnia-Davis (UC-Davis) identificaram são redes de genes de plantas que direcionam o nitrogênio para aqueles locais onde a planta mais se beneficia quando o nitrogênio está em disponibilidade limitada", comenta.

Nesse cenário, os cientistas acreditam que isso pode abrir novos caminhos para a criação de plantas que respondam de maneira particular sob diferentes condições ambientais. Já que o nitrogênio é um componente essencial para o crescimento da maioria das estruturas vegetais, como raízes, caules, folhas e sementes.

Os pesquisadores também identificaram genes e fatores de transcrição que ajudam a regular outros aspectos do crescimento das plantas que envolvem nitrogênio, como o aumento da estatura ou o atraso no crescimento das plantas, desencadeando a transição para a floração e outros processos essenciais. Nesse caso, a pesquisadora explica que, se as variedades de culturas que seletivamente direcionam o nitrogênio e outros nutrientes podem ser criados, possivelmente poderia reduzir a quantidade de nitrogênio que os agricultores precisam aplicar para maximizar o rendimento.