CI

Cientistas modificam levedura para vinhos

A primeira parte da pesquisa busca descobrir quais genes de levedura afetam diretamente certos processos


Uma pesquisa da Universidade de Santiago, no Chile, está trabalhando na identificação de vários genes nas leveduras utilizadas nos processos vitivinícolas, para no futuro modificá-las geneticamente e assim melhorar as características do vinho. De acordo com Claudio Martinez, biólogo e diretor do Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia da Universidade, são muitas as implicações do projeto para a indústria. 

"A fermentação é um estágio crítico para a qualidade do vinho. Portanto, para encontrar genes que atuam, por exemplo, na capacidade da levedura para se alimentar durante este processo permitirá a intervir geneticamente nela e dar um importante passo no sentido de uma nova geração de leveduras adaptadas aos nossos desejos, para atuar de forma mais eficiente e assim, evitar, por exemplo, atrasos no processo ou bactérias que podem oferecer características indesejadas", comenta. 

A primeira parte da pesquisa busca descobrir quais genes de levedura afetam diretamente certos processos de fermentação para, em seguida, modificá-las geneticamente e criar a primeira levedura chilena voltada especificamente para melhorar o processo de produção de vinho. "O aumento da concorrência internacional levou a indústria a inovar tanto no produto quanto no processo. No caso da fermentação, as melhorias tradicionais se devem à tecnologia incorporada nos equipamentos, apenas recentemente a adoção de novos desenvolvimentos de enzimas e leveduras, áreas de grande potencial e em que está sendo desenvolvida uma excelente pesquisa no Chile”, indica o líder do projeto. 

O projeto está em fase de identificação dos genes e espera-se, a curto prazo, poder intervir nas características definidas para criar a primeira levedura industrial geneticamente modificada no Chile. Na equipe também são, além de especialistas da Universidade de Santiago, pesquisadores da Universidade do Chile e da Universidade Católica de Valparaíso. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.