Cientistas quebram genoma do trigo duro

DESCOBERTA

Cientistas quebram genoma do trigo duro

“Este trabalho inovador levará a novos padrões para a reprodução do trigo duro"
Por: -Leonardo Gottems
169 acessos

Pesquisadores da Universidade de Saskatchewan (USask), no Canadá, desempenharam um papel fundamental em um consórcio internacional que sequenciou todo o genoma do trigo duro, que é a fonte de semolina para massas, um alimento básico para a população mundial. As informações foram divulgadas em um artigo publicado na revista Nature Genetics. 

“Este trabalho inovador levará a novos padrões para a reprodução do trigo duro e a segurança de produtos derivados do trigo, abrindo caminho para a produção de variedades de trigo duro melhor adaptadas aos desafios climáticos, com maior rendimento, melhor qualidade nutricional e melhor sustentabilidade” disse Luigi Cattivelli, do Conselho de Pesquisa e Economia Agrícola da Itália (CREA). 

Segundo o criador de plantas Curtis Pozniak, juntamente com os cientistas Gregory Taylor e Neil Harris, da Universidade de Alberta, eles identificaram o gene do trigo duro responsável pelo acúmulo de cádmio, um metal pesado tóxico encontrado em muitos solos. A equipe da USask descobriu como reduzir significativamente os níveis de cádmio em grãos, garantindo a segurança e o valor nutricional do grão por meio da reprodução seletiva. 

O genoma do trigo duro é quatro vezes maior que o genoma humano. A equipe reuniu pela primeira vez o genoma completo da variedade Svevo de alta qualidade. "Agora podemos examinar os genes, sua ordem e estrutura para montar um projeto que proporcionará uma oportunidade para entender como os genes funcionam e se comunicam uns com os outros. Com este projeto, agora podemos trabalhar rapidamente para identificar genes responsáveis pelas características que selecionamos em nossos programas de melhoramento, como produtividade, resistência a doenças e propriedades nutricionais", conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink