CI

Cientistas transformam tomates em rica fonte de vitamina D

Descoberta poderá ajudar países onde a deficiência da vitamina é um problema, além de ajudar veganos e vegetarianos a obter o suficiente do nutriente


Foto: Embrapa

Com uma ajuda da edição genética, tomates amadurecidos ao sol poderão se tornar fontes de vitamina D – nutriente essencial, normalmente encontrado em produtos de origem animal. É o que mostram dois estudos noticiados no portal da Science.

O corpo pode sintetizar a vitamina D pela luz solar, mas muitas pessoas têm pouca exposição ao sol. Além disso, a idade ou a pele mais escura podem dificultar a síntese. Como os tomates são naturalmente um precursor da vitamina D, dois grupos pensaram que alguns ajustes genéticos poderiam transformá-los em uma fonte de vitamina de origem vegetal. As folhas e caules de plantas fortificadas também podem ser úteis, porque podem ser usados para fabricar suplementos de vitamina D.

Em países onde a deficiência desta vitamina é um problema, isso pode ser um divisor de águas, além de também ajudar veganos e vegetarianos a obter o suficiente do nutriente. Um dos papéis da vitamina D é ajudar a regular como o corpo usa o cálcio, levando a ossos mais fortes. Além disso, há algumas evidências de que níveis baixos estão ligados a maior risco de problemas cardiovasculares e outros problemas de saúde.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.