Cinco projetos são aprovados para pesquisa em agricultura familiar em Mato Grosso

Agronegócio

Cinco projetos são aprovados para pesquisa em agricultura familiar em Mato Grosso

Cinco projetos com pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso foram aprovados pelo Governo do Estado
Por:
1086 acessos

Cinco projetos com pesquisas voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar em Mato Grosso foram aprovados pelo Governo do Estado. Entre as propostas estão inovação e tecnologia, produtividade e até mesmo o Pró-Tomate voltado para o desenvolvimento e transferência de tecnologias aplicadas a tomaticultura.

As propostas aprovadas foram divulgadas nesta semana por meio do Edital Induzido da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemat) – nº 038/2016. As pesquisas, conforme o certame, são voltadas para o desenvolvimento e transferência de tecnologias na agricultura familiar. 

O edital foi elabora com base em projetos técnicos de cadeias produtivas inseridas na Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso (Seaf). Conforme a Seaf, o intuito do edital é que as propostas apontem para a agricultura familiar não apenas soluções para os problemas, mas também ferramentas e metodologias modernas e inovadoras.

A Seaf revela que as propostas serão financiadas com recursos de capital e custeio no valor de R$ 500 mil oriundos da Fapemat e do Programa de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico. “Sugerimos este edital em reuniões com a Secitec e Fapemat desde o ano passado, pois acreditamos que o Estado deve estimular pesquisas e estudos que visam qualificar os projetos técnicos de apoio à agricultura familiar", revela Suelme Fernandes, secretário da Seaf.

De acordo com o secretário, os temas auxiliarão ainda para "nortear políticas públicas para as cadeias produtivas".

Confira os projetos aprovados:

1- Inovação e tecnologia social na recuperação de agroindústrias da agricultura familiar

2- Produtividade e qualidade de frutos de novas cultivares enxertadas de maracujazeiro azedo cultivadas em estufa e adensadas

3- Fungos sapróbios e extrato de própolis na indução de resistência contra doenças e qualidade tecnológica do maracujá, Pró-tomate: desenvolvimento e transferência de tecnologias aplicadas a tomaticultura Matogrossense

4- Malhas agrícolas no desempenho agronômico de cultivares de alface e tomate no Vale do Rio Cuiabá

5- Uso de ingredientes não convencionais nas rações de juvenis de pirarucu como alternativa viável para piscicultores regionais em sistema de criação intensivo e semi-intensivo de pirarucu (Arapaima gigas)


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink