CI

Cinquentenário da APASSUL reúne expoentes do agronegócio em Passo Fundo (RS)

Foram homenageados fundadores, ex-presidentes, colaboradores e demais profissionais que fizeram parte da história


Em dezembro de 2018, a Associação dos Produtores e Comerciantes de Mudas e Sementes do Rio Grande do Sul (APASSUL) comemora os 50 anos de sua fundação. Para celebrar a data, foi realizada uma grande festa no dia 30 de novembro no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo (RS). O evento para 500 convidados reuniu autoridades, produtores de sementes, representantes de entidades ligadas ao agronegócio, cooperativas, empresas e imprensa. Estiveram presentes o vice-governador do RS, José Paulo Cairoli, o deputado federal e senador eleito pelo RS, Luis Carlos Heinze, o deputado estadual Ernani Polo, e o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, além de outros nomes importantes da política e do agronegócio gaúcho.

Durante o evento, foram homenageados fundadores, ex-presidentes, colaboradores e demais profissionais que fizeram parte da história desta que é uma das mais tradicionais e atuantes entidades do setor sementeiro brasileiro.

50 anos de história

A APASSUL foi fundada em Passo Fundo no dia 19 de dezembro de 1968, com o objetivo de representar os interesses dos produtores autônomos de sementes do estado. Em uma época em que a produção de sementes ficava a cargo basicamente de cooperativas e de postos agropecuários do governo, nove lideranças do setor se reuniram para criar a entidade:

- Comercial Agrícola Santo Isidoro Ltda. – Henrique Antônio Stedile, de Passo Fundo

- João Grazziotin, de Passo Fundo

- Ivanhoé Moura, de Marau

- Edegar Becker, de Espumoso

- Erni Orlando Roos e Outros -  Erni Orlando Roos e Armando Carlos Roos, de Não-Me-Toque

- Granja Brilhante - Liu Yen Sun e Flávio Annes, de Passo Fundo

- Antônio Vivaldino Bonotto e Batista Bonotto Sobrinho, de Santiago

- Granja São Paulo - Alcides Miguel Nicolodi, de Cruz Alta

- Granja Alles Blau de Albino Hauck - Aroldo Gallon Linhares e Alcides Miguel Nicolodi, de Cruz Alta

A APASSUL foi pioneira entre as associações estaduais de produtores de sementes, e serviu como modelo para a criação de entidades semelhantes em diversos estados brasileiros. Além disso, ela participa ativamente das Comissões Estaduais de Sementes e Mudas do RS, tendo também colaborado para a criação da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) e da FELAS (Federação Latina de Sementes).

Conquistas

A importância da APASSUL pode ser mensurada pelas conquistas que trouxe ao setor sementeiro ao longo dos seus 50 anos. Dentre elas, destacam-se a isenção do FUNRURAL sobre sementes, o estabelecimento de preço mínimo para sementes, a obrigatoriedade do uso de semente certificada ou fiscalizada nas operações de crédito rural e o aumento da taxa de uso de semente legal de soja no RS.

Também participou das discussões que levaram a elaboração de três importantes leis que regem a produção de sementes no país: Lei de Sementes (1977), Lei de Proteção de Cultivares (1997) e Lei sobre Organismos Geneticamente Modificados (2005).

Despedida

A festa de cinquentenário da APASSUL marcou, também, a despedida de duas grandes lideranças do setor sementeiro que há anos estiveram à frente da entidade.

O diretor administrativo, Antonio Eduardo Loureiro da Silva está deixando a associação após 44 anos de dedicação. “A mensagem que eu deixo é que os associados prestigiem a APASSUL, pois ela é fundamental para o desenvolvimento do setor e para a melhoria constante da qualidade da semente”, declarou Loureiro.

Narciso Barison Neto, que está no seu terceiro mandato como presidente, também está se despedindo da entidade. “Tenho muito orgulho de fazer parte desta história, pois APASSUL é reflexo de grandes empreendedores da área de sementes do RS”, afirmou Barison.

480 - Fundadores (Antônio Vivaldino Bonotto, Armando Carlos Roos, representante de Edegar Becker, Ivanhoé Moura, representante de Henrique Stedile, Erni Orlando Roos) 

533 - Narciso Barison Neto (presidente) e Antonio Eduardo Loureiro da Silva (diretor)

493 - Ex-presidentes (Efraim Fischmann, Nereo Starlick, Mário Possa e Narciso Barison Neto)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.