Cinturão de milho dos EUA pode não produzir mais no futuro
CI
Imagem: Divulgação
PROBLEMA À VISTA

Cinturão de milho dos EUA pode não produzir mais no futuro

“Estas projeções podem ser pessimistas porque não explicam todas as formas que a tecnologia pode ajudar"
Por: -Leonardo Gottems

Um estudo da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos, indicou que as mudanças climáticas vão tornar o cinturão de milho norte-americano inadequado para o cultivo de milho até 2100, caso não existam grandes avanços tecnológicos nas práticas agrícolas. A autora do estudo, Emily Burchfield, afirma que deve existir uma diversificação além das principais colheitas de commodities que agora compõem a maior parte da agricultura norte-americana.

“Não basta depender simplesmente de inovações tecnológicas para salvar o dia. Agora é o momento de pensar em grandes mudanças no que e como cultivamos os nossos alimentos para criar formas de agricultura mais sustentáveis e resilientes”, aponta a investigadora.

Os pesquisadores, de acordo com a Revista Vida Rural, de Portugal, combinaram dados espácio-temporais da sociedade e do ambiente para compreender o futuro da segurança alimentar nos Estados Unidos, incluindo as consequências de um clima em mudança. O estudo atual focou-se nas seis principais colheitas norte-americanas que cobrem 80% das terras cultivadas: luzerna, milho, algodão, feno, soja e trigo.

“Estas projeções podem ser pessimistas porque não explicam todas as formas que a tecnologia pode ajudar os agricultores a adaptarem-se e a enfrentarem o desafio”, admite Emily Burchfield. Ela nota que o investimento pesado já está a ser estudado na modificação genética de plantas de milho e soja para ajudá-las a adaptarem-se às alterações climáticas. “Uma das leis básicas da ecologia é que ecossistemas mais diversos são mais resistentes”, declara.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.