CI

Circuito Boi Verde abate 482 animais em Mineiros (GO)

Realizada nos dias 21 e 22 de novembro, no Frigorífico Marfrig Group, a 6ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças abateu 482 animais de cinco criadores


Realizada nos dias 21 e 22 de novembro, no Frigorífico Marfrig Group, a 6ª etapa do Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças abateu 482 animais de cinco criadores. Deste total, 80,08% possuíam até dois dentes, 79,5% pesavam entre 17 e 21 arrobas e 73,4% apresentaram gordura mediana e uniforme. Curt Walter Otto Baumgart, da Fazenda Reunidas, localizada em Rio Verde (GO), participou com dois lotes formados por 120 animais, cada um, e conquistou o primeiro e segundo lugar com 11.030,25 e 10.821 pontos, respectivamente.


Esta foi a primeira vez que a Fazenda Reunidas participa do campeonato. A propriedade trabalha com a raça Nelore há mais de 20 anos no sistema de cria, recria e engorda. Possui mais de 20 mil cabeças de gado e além de produzir animais de corte produz touros e matrizes PO para abastecer a própria fazenda. “Participar da etapa comprovou o conhecimento que eu já tinha. Mostrou que a raça está acompanhando a evolução da pecuária”, explica Nelson George Wentzel, gerente administrativo e zootecnista que trabalha na propriedade há 15 anos.

Esta etapa do campeonato chamou a atenção dos organizadores pela qualidade dos animais apresentados para o abate. Todos novos e bem acabados. Guilherme Alves, coordenador do campeonato e gerente de produtos da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), considerou o vencedor como o melhor lote de carcaça do Brasil. Para Rafael Teixeira, técnico da Nelore do Brasil, “A etapa de Mineiros provou que com melhoramento genético e nutrição o Nelore atinge índices de peso, idade e acabamento de carcaça bem abaixo da média nacional. Animais jovens de até dois anos, pesando acima de 19 arrobas e com acabamento de gordura mediano (3 a 6mm) foi o que mostrou o lote campeão da etapa.”


O Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças é uma realização da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e esta etapa contou com o apoio do Marfrig Group e da Associação Goiana dos Criadores de Nelore – Nelore Goiás.

Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças

Importante ferramenta para o produtor avaliar a sua eficiência de atendimento dos padrões demandados pelo mercado e de auxílio para a busca de melhor rentabilidade o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças foi lançado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em 1999. Configurado sob a forma de campeonato, a avaliação dos animais participantes tem sido utilizada como ferramenta pedagógica e indicativa das condições do rebanho nacional e das peculiaridades de cada região, visando dar subsídios para uma produção eficiente e rentável. No decorrer do tempo o campeonato ganhou força, visibilidade e respeito, sempre contando com a participação de quem realmente confia em sua proposta: os pecuaristas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.