Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica discute agropecuária de precisão
Próxima edição acontece em Pitangui, no Centro-Oeste de Minas, no dia 14 de agosto
A agricultura de precisão será o foco da próxima edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, Epamig, Epamig ITAP e do Instituto Mineiro de Agropecuária. O evento será realizado na quarta-feira, 14 de agosto, em Pitangui. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento neste link.
O Circuito é voltado para produtores rurais, profissionais do setor agropecuário, pesquisadores, acadêmicos, empresas, cooperativas, associações, sindicatos rurais e fornecedores de tecnologia agrícola. O objetivo é promover o intercâmbio de conhecimentos e facilitar a conexão entre profissionais e oportunidades de negócios na esfera da inovação aplicada à agropecuária. Esse esforço busca catalisar o desenvolvimento de ecossistemas regionais de inovação, impulsionando a competitividade e ampliando as perspectivas de negócio no setor.
Agropecuária de Precisão
A agropecuária de precisão é uma abordagem tecnológica avançada que visa otimizar os processos agrícolas por meio da coleta e análise detalhada de dados, permitindo uma gestão mais eficiente e sustentável das atividades agropecuárias. Essa prática envolve o uso de tecnologias como sistemas de posicionamento global (GPS), sensoriamento remoto, sistemas de informações geográficas (SIG), sensores proximais, sistemas automatizados de coleta de dados, entre outros.
O Coordenador de Ensino da Epamig ITAP, Robson de Assis Souza, destacou a importância de acompanhar as novas tecnologias e seus benefícios para a produção. "Estamos vivenciando uma explosão de tecnologias e acreditamos que muitos produtores ainda não conseguiram acompanhar. Nosso objetivo é apresentar essas tecnologias de forma clara e mostrar como elas podem ajudar no dia a dia da produção. Além disso, o evento oferece oportunidades de conhecer empresas de base tecnológica, o que pode contribuir para o desenvolvimento das atividades dos produtores”.
Na avaliação do subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio Coimbra, a participação no evento é fundamental para os produtores rurais, pois representa uma oportunidade única para geração de inovação, resolução de problemas, além da aplicação de novos negócios e circulação de conhecimento no campo.
Circuito
Esta é a quinta edição do Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica. Os temas de cada evento foram escolhidos após um levantamento detalhado realizado em todas as unidades regionais da Emater-MG e em parceria com as gerências regionais do Sistema Faemg, identificando as principais demandas dos produtores rurais.
Nas edições anteriores, realizadas em Uberaba, Passos, Uberlândia e Buritizeiro, foram abordados a inovação e sustentabilidade na agropecuária, as inovações tecnológicas na agricultura familiar, o uso de drones agrícolas e as tecnologias para o Vale do São Francisco.
Serviço: Circuito Mineiro de Inovação Tecnológica – Pitangui
? Data: 14 de agosto (quarta-feira)
? Horário: 08h às 17h
? Local: Epamig ITAP - BR 352, km 35 - Zona Rural de Pitangui
? Inscrições: Clique aqui
Programação:
? 08h30 - Abertura oficial
? 09h00 - Palestra Magna: Inovações Tecnológicas Aliadas a uma Agropecuária Eficiente e Sustentável - Margareth Evangelista Botelho (Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui - Epamig ITAP)
? 09h30 - Mesa Redonda: Desafios e Oportunidades da Implementação da Agropecuária de Precisão em Propriedades Rurais de Minas Gerais
? Moderador: Feliciano Nogueira (Seapa)
? Convidados: Emater, Epamig, IMA, ITAP, Ceasa MG, Crea-MG, Cooperbom e Rações Futura
? 10h00 - Apresentação do Patrocinador: Sicoob Credit
10h10 – 11h30: Apresentação das Soluções Tecnológicas
Pitches de 5 a 10 minutos cada, seguido de Boas-vindas à Mostra Tecnológica.
Participantes incluem EPAMIG ITAP, Emater (Marketplace Édocampo - Andréia Faria Moraes Ferreira - Coordenadora Regional da Emater Divinópolis), Westmilk do Brasil e BIOFEED do Brasil, ABED, Beagro, Dronefy, DroneX, TratoBio, o L&F Agronomia e Geotecnologias: Luciana Ferreira, e VOA Energia.
? 12h00 - Almoço
? 13h00 - Mostra Tecnológica: Feira Tecnológica e da Agricultura Familiar Regional
? Oficina de Demonstração: Exposição de tecnologias acessíveis, serviços e produtos oferecidos pelas startups, com ênfase em inovações e soluções para o setor agropecuário. O momento visa promover oportunidades de negócios e networking entre os participantes.
? 17h00 - Encerramento