CI

Circuito tecnológico fomenta sustentabilidade agropecuária

Estande do Mapa/SDC e Simers na 37ª Expointer apresenta tecnologias inovadoras, seminários, oficinas de prospecção de negócios e pesquisa de avaliação de políticas públicas


Montado em uma área de 2 mil metros quadrados, o Circuito Tecnológico sobre Inovação e Sustentabilidade na Agropecuária (CT-ISA) faz sua estreia na Expointer com uma série de atrações. Máquinas, implementos e equipamentos agrícolas de cerca de 20 fabricantes e uma programação de seminários e oficinas vai aprofundar os conhecimentos sobre políticas públicas do governo federal de apoio à inovação tecnológica nas propriedades rurais e para agricultura de baixo carbono.


O CT-ISA é uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), e o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers).

A iniciativa vai trabalhar questões relacionadas às políticas de automação e da agricultura de precisão, da pecuária de precisão e de irrigação, além daquelas baseadas em boas práticas agropecuárias.

Veja as quatro ações que serão desenvolvidas no CT-ISA:
 
 
CIRCUITO DE MÁQUINAS
A área do estande está ocupada por máquinas, implementos e equipamentos agrícolas de20 fabricantes brasileiros. São equipamentos que ajudam o produtor rural a se executar ações que se destacam no Programa Inovagro, no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC), na Agricultura de Precisão e na Produção Integrada. Esses programas são o eixo da política pública pelo Mapa/SDC.
No espaço, os agricultores poderão conhecer e entender a aplicação dos produtos expostos e avaliar a qualidade da tecnologia embarcada em cada um deles. Os visitantes também terão suporte de especialistas da SDC/MAPA e de representantes dos fabricantes para prestar informações mais detalhadas. O produtor pode conhecer tratores de baixa, média e alta potência, pulverizadores, implementos diversos, equipamentos para o setor leiteiro e maquete de um pivô de irrigação, entre outros.
Uma das inovações mais curiosas é uma máquina de descascar aipim, desenvolvida pela empresa Agrovec, de Novo Hamburgo. O equipamento foi desenvolvido a partir dos pedidos de produtores, que buscavam a melhoria do processo de beneficiamente e comercialização da raiz, e agora está sendo lançado comercialmente.

 
 
SEMINÁRIOS
Ao longo de quatro dias (segunda, terça, quarta e sexta-feira), das 14h às 16h, serão realizados seminários temáticos, para apresentação e discussão das políticas públicas do Mapa/SDC. O foco dos seminários é mostrar aos produtores os resultados e a experiência da aplicação da política pública, buscando informá-los sobre os ganhos que podem ter em seu negócio com a utilização dos programas federais.
 
Agenda:
· Dia 1º (segunda-feira): Agricultura de Precisão – Aplicabilidade de Ferramentas.
· Dia 2 (terça-feira): Programa Inovagro – Inovação para Produtividade e Sustentabilidade.
· Dia 3 (quarta-feira): Plano ABC – Resultados da Implantação.
· Dia 5 (sexta-feira): Boas Práticas Agropecuárias – Foco no Leite: responsabilidade do setor agropecuário na qualidade e segurança dos alimentos.
 
 
PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS
As oficinas de prospecção de negócios ocorrerão de segunda a quarta-feira, das 10h às 11h. Nesta ação, agricultores apresentarão às indústrias de máquinas suas necessidades de tecnologia para as atividades rurais. O objetivo é o desenvolvimento e a construção de produtos inovadores na engenharia e/ou no processo de aplicação.
 
Agenda
·        Dia 1º (segunda-feira): equipamentos para produção e processamento de oliveiras no Rio Grande do Sul.
·        Dias 2 (terça-feira): equipamentos para processamento de hortaliças.
·        Dia 3 (quarta-feira): equipamentos para secagem e peletização de biofertilizantes.
 
ENQUETE
Produtores rurais visitantes do CT-ISA estão avaliando a aplicação e a difusão dos programas Inovagro e Plano ABC, por meio de uma enquete realizada por técnicos. O objetivo da é colher sugestões para o Mapa/SDC aperfeiçoar a comunicação dos gestores da política com o público alvo, de modo a permitir uma difusão de informações mais eficaz.
O questionário compreende vários blocos de perguntas, para qualificar o agricultor e sua unidade de produção, além de conhecer suas avaliações sobre as informações que dispõe e o grau de utilização que faz do Inovagro e do Plano ABC.

Sorteio
Os participantes concorrerão ao sorteio de uma ordenhadeira mecãnica da MV Ordenhadeiras, um produto avaliado em R$ 3 mil. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.